Israel diz que EUA aprovou venda de mísseis israelenses para Alemanha
Os Estados Unidos aprovaram a venda do sistema de defesa antimísseis Arrow 3 de Israel para a Alemanha, "o maior contrato de defesa já assinado por Israel", anunciou o Ministério da Defesa de Israel nesta quinta-feira (17).
"O Ministério da Defesa de Israel, o Ministério Federal da Defesa da Alemanha e a Israel Aerospace Industries (IAI) assinarão o acordo histórico de defesa de US$ 3,5 bilhões (17,4 bilhões de reais na cotação atual), marcando o maior acordo de defesa já assinado por Israel", disse o comunicado.
Em colaboração com a fabricante americana de aeronaves Boeing, a IAI desenvolveu e fabrica o sistema Arrow.
O Ministério da Defesa de Israel indicou que o Departamento de Estado dos EUA notificou a autorização para a Alemanha adquirir os sistemas Arrow 3.
O Arrow 3, o nível superior deste dispositivo antimísseis, destina-se a interceptar artefatos acima da atmosfera com um alcance que pode chegar a 2.400 km. Segundo Israel, visa a lidar com as capacidades crescentes de rivais regionais, como Irã e Síria, de acordo com Israel.
O ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, celebrou o acordo, afirmando que o Arrow 3 é "essencial para proteger a Alemanha de futuros ataques com mísseis balísticos".
A Alemanha quer se equipar com esse sistema de defesa como parte de seu rearmamento, decidido após a invasão russa da Ucrânia.
Em outubro, Berlim lançou o projeto "Escudo do Céu Europeu", que se baseia nos sistemas antiaéreos alemães Iris-T, para defesa de curto alcance; nos Patriot dos Estados Unidos, para médio alcance; e no americano-israelense Arrow-3, para longo alcance.
De acordo com o Ministério da Defesa, autoridades israelenses e alemãs vão assinar um documento de compromisso, que prevê o pagamento de uma primeira parte do montante de 600 milhões de dólares (2,9 bilhões de reais).
"Com suas excepcionais capacidades de interceptação de longo alcance, operando em grandes altitudes acima da atmosfera, (Arrow 3) se destaca como o melhor antimíssil (sistema) de seu tipo", acrescentou o ministério israelense.
Para o ministro israelense da Defesa, Yoav Gallant, é o "acordo mais importante da história de Israel".
O contrato final deve ser assinado entre agora e o final de 2023, após autorização dos Parlamentos alemão e israelense, e com previsão de entrega até o final de 2025, segundo Gallant.
"Estamos falando de um acordo de defesa com a Alemanha, 78 anos depois do Holocausto", o dispositivo de extermínio dos judeus da Europa implementado pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, declarou o diretor da organização israelense de defesa antimíssil, Moshe Patel.
"Israel vende um sistema que protegerá os cidadãos alemães", insistiu.
FONTE: Estado de Minas