Israel volta a autorizar exportações de Gaza

10 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As exportações da Faixa de Gaza para Israel foram retomadas neste domingo (10) com a reabertura da passagem fronteiriça de Kerem Shalom, segundo um responsável palestino, poucos dias após o seu encerramento devido a uma suposta tentativa de contrabando de explosivos.

O chefe do Estado-Maior do Exército israelense, Herzi Halevi, ordenou na semana passada a suspensão das exportações da Faixa de Gaza para Israel após uma tentativa frustrada de contrabando de explosivos, segundo um comunicado do Exército e do Ministério da Defesa.

Kerem Shalom é o único ponto de passagem israelense que leva mercadorias para a Faixa de Gaza, um empobrecido e pequeno território palestino controlado pelo movimento islâmico Hamas e onde vivem 2,3 milhões de pessoas.

A passagem foi reaberta na manhã de domingo, disse Raeed Fattouh, chefe do comitê presidencial de coordenação de bens, afiliado ao Fatah, o partido do presidente palestino Mahmoud Abbas.

Os empresários palestinos em Gaza já tinham alertado para uma "crise humanitária" devido ao encerramento da passagem fronteiriça.

Desde o início deste ano, pelo menos 227 palestinos morreram na violência decorrente do conflito, assim como 32 israelenses, uma mulher ucraniana e um italiano, segundo um balanço da AFP baseado em fontes oficiais.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO