Milhares protestam em Barcelona contra possível anistia para separatistas catalães

08 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Milhares de pessoas protestaram neste domingo (8) em Barcelona contra a anistia que a esquerda está negociando com os partidos separatistas catalães, para obter o seu apoio indispensável à posse do socialista Pedro Sánchez como chefe do governo espanhol.

Com gritos de "Não à anistia" e "Puigdemont na prisão", em referência ao ex-presidente regional catalão e líder da fracassada tentativa de secessão na Catalunha em 2017, os manifestantes agitaram os seus cartazes e bandeiras espanholas ao longo do Paseo de Gracia da capital catalã.

O protesto, sob o lema "Não em meu nome: nem anistia, nem autodeterminação", foi convocado pela plataforma anti-independência da Sociedade Civil Catalã, mas contou também com a presença do líder do Partido Popular (PP, conservadores), Alberto Núñez Feijóo, e o líder do partido de extrema direita Vox, Santiago Abascal.

Tanto a direita como a extrema direita opõem-se fortemente ao indulto aos separatistas catalães com processos judiciais pela sua participação na fracassada secessão de 2017, exigida pelos independentistas em troca do seu apoio à tomada de posse de Sánchez.

"Isto não é uma anistia que procura a reconciliação, o que procura exclusivamente é a presidência do governo", defendeu Feijóo, que na semana passada fracassou na sua tentativa de ser empossado como presidente do governo.

Depois de não conseguir obter o apoio do Parlamento, o rei de Espanha, Felipe VI, encarregou na terça-feira Sánchez de ser agora candidato à posse.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO