Pauta especial a um mês da COP28
A AFP publica, entre este domingo (29) e a próxima quinta-feira (2), uma série de matérias que ilustram os desafios da COP28, a conferência da ONU sobre o clima, organizada pelos Emirados Árabes Unidos em Dubai, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.
As soluções para o combate às mudanças climáticas são o eixo central deste dossiê, com a pergunta-chave de como a humanidade pode reduzir concretamente e a partir deste momento suas emissões de gases de efeito estufa.
Uma reportagem sobre a criação intensiva de frangos na França destinada a abastecer o McDonald's mostra porque substituir a carne bovina pela de aves reduz inquestionavelmente a pegada de carbono do que comemos. No entanto, a conta não é assim tão simples quando se leva em conta o impacto destes enormes estabelecimentos para a biodiversidade, a saúde do solo ou o bem-estar animal.
Outras reportagens nos próximos dias versarão sobre diferentes alternativas para reduzir as emissões de CO2.
Nossos correspondentes nos Estados Unidos e no Peru entrevistaram pessoas que, por razões diametralmente opostas, produzem uma pegada de carbono baixa, próxima ao objetivo mundial de 2 toneladas equivalentes de CO2 ao ano e por pessoa.
Em Washington e Los Angeles, Bala e Sim minimizam seu consumo pela militância. Mas nos subúrbios de Lima, no Peru, a pegada de carbono reduzida de Sofía se deve, essencialmente, à sua pobreza, o que mostra o tamanho do desafio para os países que precisam se desenvolver sem recorrer às energias fósseis.
Confira as matérias previstas para este domingo:
PARIS:
Tensões para cumprir a meta de limitar aquecimento a +1,5 °C, a um mês da COP28
Confrontados com os efeitos crescentes do aquecimento global e a uma concatenação de crises geopolíticas, os países trabalham para resolver suas diferenças a respeito dos combustíveis fósseis e a solidariedade Norte-Sul a um mês da COP28 de Dubai.
Por Benjamin LEGENDRE e Kelly MACNAMARA
(ONU clima COP28 Emirados diplomacia, Apresentação, 700 palavras, já transmitida)
FOTOS, VÍDEO, INFOGRAFIA
JOSSELIN; França:
Trocar bifes por 'nuggets'? Uma opção nem tão ambientalmente correta assim
No oeste da França, um criador de aves bate na porta antes de abri-la, revelando o espaço onde estão 30.000 frangos. Em menos de um mês, o peso das aves vai triplicar e sua carne representará uma pegada de carbono baixa.
Por Myriam LEMETAYER
(ONU clima COP28 Emirados França pecuária agricultura consumidores alimentação animais meioambiente, Reportagem, 700 palavras, já transmitida)
FOTOS, VÍDEO, INFOGRAFIA
WASHINGTON:
Em meio a cultura de consumo, americanos preocupados com o clima reduzem pegada de carbono
Bala Sivaraman dirige um carro elétrico em Washington, Distrito Federal dos Estados Unidos. Ele também compra roupas e móveis usados e prepara suas refeições veganas em um fogão por indução, que comprou após se desfazer do forno a gás.
(ONU clima COP28 Emirados EUA pegada, ângulo, 700 palavras, já transmitida)
FOTOS, VÍDEO
LIMA:
A periferia pobre do Peru e sua pegada de carbono mínima
Sofía Llocclla Pellaca desce a pé um morro sem iluminação em Lima. Ela não come carne durante a semana, cozinha a gás ou lenha e capta água da neblina - uma rotina de uma aliada involuntária na luta contra o aquecimento global.
(ONU clima COP28 Emirados, Reportagem, 700 palavras, já transmitida)
FOTOS, VÍDEO, INFOGRAFIA
PARIS:
O que é uma COP?
A COP28, que será realizada entre 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai, será a 28ª edição da importante reunião internacional sobre o clima, realizada anualmente sob os auspícios das Nações Unidas.
(ONU clima COP28 Emiratos meioambiente diplomacia petróleo cúpula, quadro, 600 palavras, já transmitida)
PARIS:
Dez datas-chave da mobilização internacional pelo clima
Desde as primeiras sensibilizações até a multiplicação dos alertas, confira a seguir dez datas-chave da mobilização internacional pelo clima, com vistas à COP28, que começa em 30 de novembro em Dubai.
(ONU clima COP28 Emirados meioambiente cúpula, Quadro, 700 palavras, já transmitida)
AFP
FONTE: Estado de Minas