Petróleo WTI atinge valor mínimo em 2 meses
Os preços do barril de petróleo West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano, caíram nesta terça-feira (31) para o mínimo em dois meses, em meio a sinais de desaceleração nas grandes economias.
O preço do WTI para entrega em dezembro caiu 1,56%, para 81,02 dólares, e chegou a marcar 80,74 dólares durante o dia em Nova York. Já o barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega no mesmo mês, fechou praticamente estável, em leve baixa de 0,04%, para 87,41 dólares.
O petróleo começou a sessão no positivo, em um contexto de preocupação pela guerra entre Israel e Hamas. Mas, ao final da jornada, o mercado mudou de tendência.
Segundo Phil Flynn, da Price Futures Group, a declaração do porta-voz do braço militar de Hamas indicando a libertação de reféns estrangeiros nos próximos dias fez o preço do petróleo cair. "Os especuladores olharam para a saída", resumiu o analista.
"A possibilidade de uma libertação de reféns indica que Israel, talvez, vai avançar de forma menos agressiva" que o esperado pelos operadores, indicou Flynn. "Os mercados estão nervosos e esta notícia foi suficiente para anular uma retomada do petróleo", acrescentou.
O fato de não haver uma escalada regional do conflito no Oriente Médio contém os preços, observou em nota Carsten Fritsch, do Commerzbank.
Além disso, o mercado recebeu uma série de indicadores macroeconômicos divulgados nesta terça que mostraram uma piora da conjuntura na Europa, com uma contração do PIB no terceiro trimestre comparado com o anterior, enquanto na China a atividade industrial também registrou queda em outubro.
"A preocupação sobre a economia mundial se acentuou", estimou Craig Erlam, da Oanda.
COMMERZBANK
FONTE: Estado de Minas