Rússia afirma que ataques da Ucrânia na linha de frente ‘fracassaram’
A Rússia afirmou, nesta terça-feira (3), que as tentativas da Ucrânia de penetrar em suas defesas nas frentes de batalha leste e sul "fracassaram", quase quatro meses após o início da contraofensiva das forças de Kiev.
"As tentativas do inimigo de romper nossas defesas nas áreas de Verbove e de Robotyne, na direção de Zaporizhzhia, fracassaram", afirmou o ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu.
O ministro citou duas localidades do sul da Ucrânia que registram combates violentos há vários meses e onde Kiev reivindicou o avanço das suas tropas, que enfrentam uma ofensiva russa desde fevereiro de 2022.
Shoigu afirmou que o Exército russo "impediu todos os ataques em direção a Soledar-Bakhmut", na frente leste, uma área onde as tropas ucranianas também reivindicaram a tomada de duas localidades.
"Nossas tropas enfraqueceram significativamente o potencial de combate do inimigo e infligiram danos importantes", disse Shoigu.
A antecipada contraofensiva ucraniana, que começou em junho, depois que as forças de Kiev receberam tanques ocidentais e treinamento, enfrenta as linhas de defesa russas, fortalecidas com minas e armadilhas explosivas.
A operação conseguiu retomar algumas poucas localidades, no momento em que se aproxima o inverno (hemisfério norte, verão no Brasil).
FONTE: Estado de Minas