Seleções sub-17 da Rússia poderão disputar Copa do Mundo da categoria
A Fifa anunciou nesta quarta-feira (4) que retirou a suspensão das seleções de futebol sub-17 da Rússia, feminina e masculina, o que permitirá a essas equipes disputar as Copas do Mundo da categoria.
A decisão sucede a medida tomada pela Uefa em 26 de setembro de reintegrar as equipes russas sub-17 às suas competições.
Ainda assim, as seleções do país terão que jogar sob o nome de Federação Russa de Futebol, ao invés de Rússia. Sua bandeira e o hino nacional continuam proibidos, e as equipes deverão vestir "cores neutras", explicou a Fifa.
Até a decisão da Uefa, os russos estavam excluídos de todas as competições internacionais de futebol, tanto de clubes como de seleções, desde a invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022, uma medida que a federação europeia tomou em conjunto com a Fifa.
Mas os russos não vão participar da próxima Copa do Mundo sub-17, que começa em novembro, na Indonésia, por não terem disputado as Eliminatórias.
"O Conselho da Fifa reiterou que condena a invasão ilegal da Rússia à Ucrânia e confirmou que o resto da decisão adotada em 28 de fevereiro de 2022 continua em vigor até o final do conflito", escreveu a entidade máxima do futebol em sua página na internet, esclarecendo que as demais equipes russas continuam suspensas.
Depois da decisão da Uefa de reintegrar as equipes sub-17, a Ucrânia anunciou que vai boicotar as competições europeias que tiverem participação de representantes da Rússia.
FONTE: Estado de Minas