Venezuela designa autoridade eleitoral com maioria chavista

24 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Uma nova diretoria da autoridade eleitoral na Venezuela, com maioria do governo chavista, foi nomeada nesta quinta-feira (24) pelo Parlamento com vistas às eleições presidenciais de 2024, nas quais o mandatário socialista Nicolás Maduro tentará um terceiro mandato de seis anos.

Entre os membros do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) está o controlador Elvis Amoroso, responsável por inabilitar líderes da oposição como María Corina Machado ou Henrique Capriles para ocupar cargos públicos, de acordo com a lista aprovada por maioria qualificada na Assembleia Nacional. Três deles têm conexões com o governismo.

"Juram realizar de forma impecável (...) as próximas eleições de singular importância que serão realizadas nos anos de 2024 e 2025? Se assim o fizerem, que Deus e a pátria, que seus filhos e suas filhas, os premiem, caso contrário, cobrem de vocês. Ficam vocês investidos como reitoras e reitores", disse o presidente do Legislativo, Jorge Rodríguez, ao juramentar os eleitos para formar o CNE.

Ainda sem data marcada, as eleições presidenciais estão previstas para 2024 e as dos governadores e prefeitos para 2025.

O controlador é acompanhado na direção do CNE por Rosalba Gil, Carlos Quintero, Aimé Nogal e Juan Carlos Delpino.

Amoroso, Gil e Quintero são vinculados ao chavismo pela imprensa, e Nogal e Delpino à oposição. Espera-se que na sexta-feira seja eleito o presidente do órgão eleitoral.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO