Aeroporto de São João del Rei ainda não tem previsão para retomada de voos comerciais
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Azul chegou a analisar inclusão de operação para a cidade história do Campo das Vertentes, mas Prefeitura e administradora do aeródromo confirmaram necessidade de novos investimentos de infraestrutura. Aeroporto Prefeito Octávio de Almeida Neves, em São João del Rei
Socicam/Divulgação Mesmo com o recente interesse da Azul em realizar voos para São João del Rei, Prefeitura e Socicam Aeroportos, empresa responsável pela operação do Aeroporto Prefeito Octávio de Almeida Neves, ainda não indicam previsão para retomadas de voos comerciais no aeródromo. Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Em janeiro, após anúncio do Governo de Minas de também promover voos de Belo Horizonte para a cidade história do Campo das Vertentes, o Executivo informou que trabalhava nas adequações do espaço. À época, a Prefeitura indicou adiantamento dos serviços, estimando voos no início do segundo semestre de 2023. A previsão, no entanto, não se manteve, e o Executivo ainda busca acordos para viabilizar investimentos para que o equipamento retorne com as operações. Ao g1, a Administração Municipal informou que serão necessários novos investimentos, na ordem de R$ 3 milhões. Conforme a Socicam, os investimentos não fazem parte do contrato de concessão e permanecem sob responsabilidade do poder concedente. Entre as soluções analisadas pela Prefeitura, há acordos com outros entes públicos, como a Infraero. Tipos de voos atualmente permitidos Conforme a Socicam, administradora privada de vários outros aeroportos do Brasil, dentre eles o Regional Zona da Mata, em Goianá, atualmente o Aeroporto Prefeito Octávio de Almeida Neves tem código de referência Classe 2C. A referência permite operações de aviação civil que não configurem transporte aéreo público de passageiros ou carga, possibilitando pousos de aeronaves com características como o Bombardier Global 6000, com capacidade de 17 lugares, mais a tripulação. Modelos maiores, como o ATR-72, para até 70 passageiros, que chegou a ser avaliado na operação dos voos da Azul, não têm permissão para pouso e decolagem do aeroporto. A Socicam confirmou que foi consultada pela empresa aérea, em conjunto com o poder concedente, para possibilitar a operação da companhia no aeroporto. As atuações permissões do aeródromo, no entanto, inviabilizam os voos. Especificações operacionais Em 2015, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou portaria renovando as inscrições do aeródromo, válida até 2025. Confira a lista com algumas características: Pista Comprimento - 1.400 m Largura – 30 m Largura do acostamento - 7,5 m Sinalização luminosa Farol de aeródromo - existente Indicador de direção de vento iluminado - existente Luzes de borda de pista - existente Luzes de cabeceira/fim de pista - existente Luzes de eixo de pista - não existente Luzes de zona de toque - não existente Luzes de borda de pista de táxi - existente ⚠️ A comunidade e grupo de notícias do g1 Zona da Mata serão desativados. Se inscreva no canal para seguir recebendo as notícias da região direto no seu WhatsApp! LEIA TAMBÉM: EM JANEIRO: Azul oferecerá voo entre São João del Rei e Belo Horizonte INTERESSE: Azul estuda implementar voos de Goianá para São João del Rei GOIANÁ: Aeroporto da Zona da Mata terá seis voos semanais para BH e novos horários a partir de outubro 📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter 📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das VertentesFONTE: G1 Globo