Arábia Saudita liberta americano condenado por mensagens críticas às autoridades
A Arábia Saudita libertou um cidadão americano condenado a 19 anos de prisão por ter publicado mensagens críticas às autoridades do reino no Twitter, informou seu filho à AFP.
Saad Ibrahim Almadi, de 72 anos e de origem saudita, foi detido em 2021 por uma série de mensagens que, segundo o filho, expressavam opiniões "moderadas" sobre a guerra no Iêmen ou o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.
Em outubro, um tribunal anunciou uma pena de 16 anos de prisão Almadi, uma sentença que foi ampliada em fevereiro par 19 anos, antes de sua libertação surpreendente nesta terça-feira (21), afirmou seu filho Ibrahim.
"Ele foi libertado há cinco horas. Está em sua casa em Riad", disse o filho Ibrahim Almadi à AFP por telefone dos Estados Unidos.
Saad Ibrahim Almadi não pode deixar o país devido a uma restrição de viagens decretada no ano passado, acrescentou.
O caso de Almadi aprofundou as divergências entre Riad e Washington, dois aliados de longa data que tiveram discussões nos últimos anos por questões como os direitos humanos ou os cortes de produção de petróleo decretados pela Opep+, liderada pela Arábia Saudita.
O Departamento de Estado afirmou no ano passado que expressou de maneira "consistente e intensa" a preocupação com o caso ao governo saudita e destacou que "exercer a liberdade de imprensa nunca deve ser criminalizado".
As autoridades sauditas não comentaram o caso.
FONTE: Estado de Minas