Aumento do consumo de água devido ao calor já afeta abastecimento no interior de MG

26 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Em Barbacena, população foi alertada sobre uso consciente e evitar desperdícios. Já em Juiz de Fora, gasto aumentou 15%. Veja como economizar. Falta de água, foto ilustrativa

Evandro Seixas/DPE-AM

A onda de calor que atinge várias cidades do país já afeta o abastecimento de água em algumas cidades do interior de Minas Gerais.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Em Barbacena, no Campo das Vertentes, o Serviço de Água e Saneamento (SAS) emitiu uma nota na segunda-feira (25) informando que o alto consumo do recurso impacta a situação dos reservatórios da cidade e pediu que a população faça uso consciente.

Já em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, as altas temperaturas fizeram com que o consumo de água aumentasse em 15% na cidade. A informação foi divulgada pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) nesta terça-feira (26).

Moradores sofrem com falta de água

Barbacena

Além do SAS, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também opera em Barbacena em alguns bairros.

Em nota, a Copasa informou que o abastecimento de água na região Noroeste da cidade apresenta problemas em alguns pontos, como no Bairro Guarani.

“As equipes operacionais da Companhia estão trabalhando para garantir o fornecimento de água em condições normais e reduzir o impacto para a população”, complementou.

Juiz de Fora

Telespectadores da TV Integração relataram falta de água nos bairros Santa Cecília, São Pedro, Caiçaras e outros em Juiz de Fora. Segundo a Cesama, os problemas não são em função do calor registrado nos últimos dias.

“É um descaso. Tenho uma mãe acamada que não anda e está ficando sem banho. Estamos buscando água numa mina próxima, mas para cozinhar e beber precisamos comprar”, disse uma moradora do Bairro Santa Cecília.

Já no Bairro Caiçaras, não tem água em alguns pontos desde a última sexta-feira (23). “Eles dizem que não sabem o que aconteceu e não dão uma solução”, complementou um morador.

Em ambos dos casos, a Cesama disse que os reparos foram feitos na manhã desta terça e o abastecimento de água deve ser normalizado ao longo do dia e madrugada de quarta-feira (27).

A situação também ocorre no Bairro São Pedro. À TV Integração, uma moradora disse que a água só cai na caixa durante a madrugada.

Conforme a Cesama, o aumento no consumo de água aumentou 33% na Cidade Alta e houve um problema mecânico em um dos conjuntos motobomba que bombeiam água, que já foi resolvido.

O que dizem as companhias?

SAS

"O SAS vem a público esclarecer a situação hídrica em Barbacena. Devido a forte onda de calor que atingiu nossa região nos últimos dias, estamos tomando todas as medidas necessárias para manutenção do abastecimento de água potável na cidade. No entanto, assim como vem ocorrendo na maioria dos municípios da região, o alto consumo que está sendo registrado, devido as altas temperaturas, está impactando os níveis necessários para manter o abastecimento regular. Por esta razão, a autarquia solicita a cooperação da população, para que faça uso consciente da água, sem desperdício, evitando assim o risco de racionamento. Ressaltamos, conforme já dito anteriormente, que este é um problema que está afetando a maioria dos municípios da região, sendo de suma importância a colaboração de todos".

Copasa

"A Copasa informa que, devido ao período de estiagem e à onda de calor nos últimos dias, o que consequentemente aumenta o consumo de água, o abastecimento da região Noroeste de Barbacena está apresentando intermitências em alguns pontos, como é o caso do bairro Guarani. As equipes operacionais da Copasa estão trabalhando para garantir o fornecimento de água em condições normais e reduzir o impacto para a população. A Copasa aproveita para fazer um alerta à população e reforçar a recomendação do uso consciente da água, atitude que é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorre períodos de calor intenso. A Companhia orienta os clientes que, porventura, estiverem com seus imóveis desabastecidos, que registrem a ocorrência nos canais de atendimento da empresa, informando o endereço completo, para que os casos possam ser avaliados e as medidas necessárias sejam tomadas. Os clientes podem falar com a Copasa pelos telefones 115 ou 0800 0300 115; pelo aplicativo Copasa Digital; pelo site www.copasa.com.br, com funcionamento 24 horas por dia. Ou então pelo WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h".

Cesama

Cidade Alta

"Desde a última semana, com a onda de calor, a Cesama registrou um aumento de cerca de 15% no consumo de água em Juiz de Fora. Especificamente na Cidade Alta, esse aumento chegou a 33%. Além disso, no Caiçaras, a companhia localizou dois vazamentos de água, nas ruas Elson Lopes de Souza e Abigail Maria de Oliveira, que já estão sendo reparados por equipes da empresa na manhã desta terça-feira, 26. O abastecimento deve ser normalizado ao longo desta terça-feira ou até a madrugada de quarta-feira".

Problema mecânico afeta vazão de água na manhã desta terça-feira

"A Cesama informa que houve um problema mecânico em um dos conjuntos motobomba que bombeiam água tratada pela companhia (booster), que fica próximo ao Parque de Exposições, na madrugada desta terça-feira, 26. Em função disso, houve uma diminuição da vazão de água que chega até o sistema central da cidade para distribuição. O problema foi resolvido pela Cesama no início desta manhã e a vazão já está regularizada. A companhia monitora, agora, os possíveis reflexos no abastecimento em virtude também dessa intercorrência".

⚠️ A comunidade e grupo de notícias do g1 Zona da Mata serão desativados. Se inscreva no canal para seguir recebendo as notícias da região direto no seu WhatsApp!

Dicas para gastar menos água

Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;

Usar um balde e não a mangueira para lavar o carro;

Tomar banhos rápidos;

Molhar plantas com regador e não com a mangueira;

Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;

Reutilizar a água da máquina de lavar.

LEIA TAMBÉM:

ATUALIZAÇÃO: Vítima de atropelamento durante torneio leiteiro em Juiz de Fora tem alta; outras duas seguem internadas

RESGATE: Homem buscado de helicóptero na serra dos órgãos para fazer transplante quase recusou rim doado

PRESENTE: Papa Francisco ganha obra sacra produzida por escultor mineiro

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO