Autor de documentário sobre Nelsa Trombino, do Xapuri: ‘Imortal’
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
A chef Nelsa Trombino, dona do tradicional restaurante Xapuri, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, morreu na noite dessa terça-feira (30/5), aos 84 anos, mas sua importante história na gastronomia mineira será sempre lembrada, inclusive, por um documentário. 'A dona do tacho', filme de Marcelo Wanderley (direção) e Rafael Rocha (roteiro), foi lançado em 2021.
Contando detalhes sobre a vida de dona Nelsa, com informações nunca vistas e compartilhadas pela própria cozinheira, a produção fez tanto sucesso, que passou em festivais internacionais de cinema. Marcelo relembra, que
ele e a produção ficavam emocionados com as histórias de dona Nelsa.
O diretor afirma que a morte da dona do Xapuri não é uma perda, porque ela é imortal. "Dona Nelsa conseguiu transmitir os saberes dela de tal forma que ela virou uma instituição da gastronomia mineira, ela deixou exemplo dos motivos que a gente precisa para preservar a tradicionalidade da nossa comida e não perder as raízes."
Na época do lançamento, em entrevista exclusiva ao Degusta, a chef se emocionou ao ver sua história contada no cinema. "Fico muito feliz e agradecida. É tão emocionante que não sei nem o que falar. Às vezes, custo para conseguir acreditar nas coisas que acontecem de bom para mim. Fico me perguntando: será que mereço isso tudo?", comentou em maio de 2021.
Veja o trailer oficial:
FONTE: Estado de Minas