Banco espanhol Abanca pagará 3,8 milhões de euros para evitar julgamento na França
O banco espanhol Abanca Corporación Bancaria vai pagar uma multa de 3,8 milhões de euros (4,2 milhões de dólares, 20,6 milhões de reais) para evitar ser processado na França por lavagem de dinheiro e fraude fiscal, segundo um acordo aprovado nesta sexta-feira (14) pelo tribunal de Paris.
Abanca foi acusado de crimes de lavagem de dinheiro cometidos regularmente entre 2011 e 2013, declarou a promotora Céline Ducournau durante a audiência de aprovação.
O tribunal homologou o acordo judicial de interesse público, que o Abanca e o Ministério Público concluíram em 23 de março e que prevê ainda o pagamento do banco ao Estado francês no valor de 500 mil euros (550 mil dólares, 2,7 milhões de reais) de indenização, para além dos 3,8 milhões de euros de multa.
O caso foi descoberto durante a investigação de outros fatos, quando os investigadores descobriram a existência de um sistema de compensação entre a cobrança de cheques e a provisão de liquidez no escritório de representação da Caixa Galiza em Paris, posteriormente reestruturado para criar o Abanca.
CAIXABANK
FONTE: Estado de Minas