Belarus extradita para Rússia pai separado da filha por desenho sobre Ucrânia, diz ONG

12 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Belarus extraditou para a Rússia um pai separado de sua filha e condenado a dois anos de prisão por um desenho que criticava a ofensiva na Ucrânia, anunciou nesta quarta-feira (12) uma ONG especializada.

Alexei Moskaliov, pai de 54 anos que criava sua filha, Maria, fugiu no fim de março, pouco antes de um tribunal condená-lo a dois anos de prisão por "desacreditar" o Exército russo.

Depois, Moskaliov foi detido em Belarus, país vizinho e aliado da Rússia.

"Alexei Moskaliov foi extraditado de Belarus para a Rússia", informou a organização russa OVD-Info, especializada no acompanhamento da situação dos detidos.

O advogado de Moskaliov, Vladimir Bilienko, disse à AFP que ainda não podia confirmar as informações da OVD-Info e que não sabia onde estava seu cliente.

Moskaliov chamou a atenção das autoridades pela primeira vez no ano passado, quando sua filha, Maria, de 13 anos, fez um desenho na aula que mostrava mísseis russos dirigidos contra uma mulher e uma criança perto de uma bandeira ucraniana.

A diretora da escola contactou a polícia, que depois descobriu nas redes sociais do pai mensagens onde ele criticava a ofensiva russa.

Desde o início de março, Moskaliov está separado de sua filha, que foi enviada para um abrigo de menores. Na semana passada, porém, as autoridades declararam que a jovem foi entregue à sua mãe, de quem estava separada.

No âmbito de outro processo, Moskaliov pode perder seus direitos parentais.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO