BH: professores da rede particular vão parar atividades na próxima semana

24 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Os professores de escolas particulares que integram o Sinpro-MG (Sindicato do Professores do Estado de Minas Gerais) rejeitaram a proposta do Sinepe-MG (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Minas Gerais) em assembleia realizada na noite dessa quarta-feira (23/8).
Diante do impasse, a categoria dos professores representados pelo Sinpro-MG programou uma nova assembleia na próxima quarta-feira (30/8), com paralisação das atividades. A reportagem do Estado de Minas conversou com Valéria Morato, presidente do Sinpro-MG.
A representante indicou que os professores das escolas particulares "foram pegos de surpresa" com a proposta apresentada pelo Sinepe-MG. Diante desse cenário, Valéria explicou que a categoria "rejeitou veementemente" a proposição apresentada.
"O que está em jogo é todo o regramento para o coletivo de professores das escolas privadas. Primeiro, a cláusula de férias coletivas, eles [Sinepe-MG] querem alterar as férias coletivas", exemplificou.
A presidente do Sinpro-MG ainda detalhou que a proposta apresentada pelo Sinepe-MG era reduzir os parâmetros no adicional por tempo de serviço dos professores. Por fim, a isonomia salarial é um dos outros pontos desse impasse.
A reportagem também entrou em contato com Winder Almeida, presidente do Sinepe-MG, que relatou que as negociações estão sendo construídas de maneira conjunta entre o sindicatos e o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) desde abril desse ano.Leia também: Professores da rede municipal de BH fazem paralisação e reúnem assembleia
"Isso faz parte da negociação. Leva-se uma proposta para a assembleia, nossa assembleia, do [sindicato] patronal, já recusou várias propostas e eles [Sinpro] recusaram essa, construída junto com o desembargador", disse.
Foi apurado pela reportagem com ambas as representações sindicais que haverá uma nova rodada de negociações entre o Sinpro-MG, o Sinepe-MG e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), nesta sexta-feira, às 14h, para buscar alguma solução para o impasse nas tratativas.
 
*Estagiário com supervisão do subeditor Diogo Finelli.

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO