BH tem ponto extra de vacinação contra Covid-19 e meningite
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que as vacinas contra meningite e Covid-19 (bivalente) começaram a ser ofertadas nesta segunda-feira (26/6) em um ponto extra de vacinação na PUC Minas, no campus situado no Bairro Coração Eucarístico.
Podem receber as doses no local apenas pessoas a partir de 18 anos. Anteriormente, o posto extra disponibilizava somente o imunizante contra a gripe.
A instituição de ensino está situada na avenida Dom José Gaspar, 500, acesso 3, na sala 113, prédio 14. A estrutura funciona toda segunda e sexta-feira, das 14h às 18h, e de terça a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 18h.
Para se vacinar no posto extra é necessário apresentar documento de identificação com foto. Além disso, é recomendável levar o cartão de vacinação para que seja feita uma avaliação da situação vacinal, antes da aplicação das doses, orienta a PBH.
Meningite C
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), caracterizada por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. O sorogrupo mais frequente no país é o C, e, por isso, a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da Criança, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Entre os sintomas da doença está, principalmente, a rigidez na nuca - quando a pessoa não consegue encostar o queixo no tórax, não por dor, mas por rigidez. Além disso, febre, dor de cabeça, mal-estar, náusea e vômitos, sensibilidade à luz, dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga, manchas na pele, respiração rápida e calafrios são indícios de meningite.
Além da letalidade, as sequelas da doença também podem causar preocupações. Entre elas estão surdez, alterações neurológicas, amputação de membros e cicatrizes na pele.
FONTE: Estado de Minas