Cachaças da Zona da Mata são destaques em concurso nacional: ‘Experimenta quem pode, bebe quem tem juízo’, brinca produtor

06 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Bebidas produzidas em Bicas, Bom Jardim de Minas, Andrelândia e Mar de Espanha foram premiadas na 12ª edição da ExpoCachaça, evento realizado no mês passado e um dos mais importantes do Brasil. Cachaça produzida em Bicas é premiada em concurso nacional

Senar/Divulgação

Cachaças produzidas em Bicas, Bom Jardim de Minas, Andrelândia e Mar de Espanha foram premiadas na 12ª edição da ExpoCachaça, o mais importante concurso de bebidas destiladas do Brasil, realizado em maio deste ano.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A Cachaça Morro Velho, produzida em Bicas, foi a vencedora da medalha Duplo Ouro pelo segundo ano consecutivo na categoria safras especiais, além de ter recebido também a medalha de mérito sensorial na categoria madeiras estrangeiras.

Para Edvaldo da Silva Rodrigues, alambiqueiro da cachaça, o segredo do sucesso é um produto de qualidade, desde o plantio até a parte administrativa.

“A gente batalha bastante, seguindo todas as normas para fazer uma cachaça de qualidade. Ganhar uma premiação como essa, dois anos seguidos, é uma satisfação imensa. Toda a equipe faz um trabalho primordial”, comemorou.

Já na categoria blends, a Cachaça do Duim 4 Madeiras, de Mar de Espanha, foi premiada com a Medalha Mérito Sensorial. A Cachaça Do Vovô Reserva, também produzida na cidade, ganhou a Medalha Mérito Sensorial na categoria cachaças estrangeiras.

Na categoria madeiras brasileiras, por sua vez, a medalha de prata foi concedida para a Cachaça do Capitão Amburana, produzida em Bom Jardim de Minas.

Paulo Cézar da Silva, o produtor da Cachaça Capitão, contou que a bebida foi armazenada em barris de amburana e surpreendeu já na primeira participação.

“É uma grande satisfação já na primeira safra estar entre as melhores cachaças do Brasil, mostra nosso compromisso com a qualidade em produzir o melhor para nossos clientes. Cachaça Capitão experimenta quem pode, bebe quem tem juízo”, brincou.

Andrelândia foi destaque na categoria Madeiras Estrangeiras. A Cachaça Me Leva Carvalho foi premiada com medalha de prata.

Parceria com o produtor

Estevão Castro em atendimento no alambique Vista Verde, produtor da cachaça Morro Velho

Senar/Divulgação

De acordo com o técnico do programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Estevão Castro, empenho e boa vontade são os alambiques para a excelência das bebidas.

“Eles executam as indicações técnicas e estão em estágios avançados de produção, estavam estruturadas no início do programa e foram implantando melhorias. O melhor é que essas medalhas refletem em vendas e faturamento, pois esses produtos passam a ser mais procurados pelo consumidor, além de ter um maior valor agregado”, contou Estevão.

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Wander Magalhães, o expressivo resultado é fruto da boa qualidade do produto mineiro.

“A cachaça de Minas é referência para todo país pela sua qualidade e diversidade no aroma e sabor. O ATeG Agroindústria de cachaça veio reforçar isto e trouxe conhecimento técnico para inovação do produto no processo produção, ensinou o produtor a fazer gestão financeira, reduzindo custos, solucionando gargalos técnicos na propriedade, aprimorando a produção de cana, aprendendo a lidar com o mercado de forma competitiva, legalizando o produto e, principalmente, melhorando sua lucratividade", afirmou.

LEIA TAMBÉM:

OCORRÊNCIA: Catador de recicláveis é atropelado na Avenida JK, em Juiz de Fora

POLÍCIA: Operação prende grupo suspeito de tráfico de drogas em Muriaé

É BOM PRA CACHORRO: Empreendedores do mercado pet terão seminário para inovação em Juiz de Fora

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO