Cadeirante aciona a PM após não conseguir embarcar em ônibus com plataforma elevatória quebrada em Juiz de Fora

11 maio 2022
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A situação só foi resolvida com a chegada de um microônibus enviado pela empresa. Estudante afirma que usa o transporte público todos os dias e nem sempre o elevador de acesso funciona. Jovem com deficiência física registra ocorrência policial após não conseguir entrar em ônibus em Juiz de Fora

TV Integração

Uma estudante de 21 anos, usuária de cadeira de rodas, fez um registro policial após um ônibus da linha 531, operada pela Tusmil, que a transportaria até a faculdade, estar com a plataforma elevatória quebrada. O veículo ficou cerca de 1h30 parado até a resolução do problema, na última sexta-feira (6).

Em nota a Prefeitura de Juiz de Fora informou que as empresas são autuadas em casos de não funcionamento do equipamento. Veja a íntegra da nota mais abaixo. A TV Integração solicitou posicionamento da empresa, mas não obteve retorno.

A mãe da Jovem, Lilian Melo de Resende, informou que a filha sempre depende da ajuda de outras pessoas e dos pais, e que muitas vezes já passaram por situações constrangedoras.

"Ela quer independência, porém só dentro de casa que ela consegue. Quando ela fecha a porta de casa e sai para a rua, infelizmente não consigo acompanhar. Ela sai para ir à Universidade Federal de Juiz de Fora e encontra diversas dificuldades nas ruas, não tem faixa, não tem rampa, é uma preocupação que nós temos na família".

A situação do transporte da Alice foi resolvida com a chegada de um microônibus enviado pela empresa. Segundo a jovem, todos os dias ela precisa do transporte e nem sempre o elevador de acesso funciona.

"É um descaso com todas as pessoas que tem deficiência física e também com os passageiros do ônibus que tem compromisso e precisam esperar resolver a situação, arrumar a elevatória ou enviar outro ônibus para seguirem viagem".

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O que disse a Prefeitura

Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) informou que "todos os ônibus, desde 2009, são adaptados para atender as pessoas com deficiência. No caso do não funcionamento do aparelho, a SMU autua e multa o Consórcio responsável pela linha. Nesse caso específico, a cidadã deve acionar a Central de Agentes de Trânsito pelo 2104-7400 para que seja ratificado o flagrante e a empresa ser autuada".

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