Carlos Bracher será homenageado com a Medalha Santos Dumont

20 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Natural de Juiz de Fora, artista é conhecido pelas pinturas e esculturas. Honraria foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do 'pai da aviação'. Ao todo, serão 125 personalidades agraciadas. Carlos Bracher pinta fachada do Cine Theatro Central de Juiz de Fora, foto de arquivo

Ana Paula Cruzeiro/TV Integração

O pintor Carlos Bracher, de 83 anos, será condecorado com a Medalha Santos Dumont nesta quinta-feira (20). A honraria foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A cerimônia de entrega acontece às 15h, no Museu de Cabangu, na cidade de Santos Dumont. O local guarda importante acervo do “pai da aviação”, entre réplicas e objetos pessoais do aviador. Ao todo, serão 125 personalidades homenageadas.

Quem é Carlos Bracher?

Carlos Bracher é natural de Juiz de Fora e vive em Ouro Preto (MG) há mais de 50 anos. Ele iniciou as atividades artísticas, com ênfase em pinturas e esculturas. Aos 27 anos, foi ganhador do “Prêmio de Viagem ao Estrangeiro”, promovido pelo Museu Nacional de Belas Artes.

Ao longo da carreira, expôs no Brasil e no exterior com séries de diferentes temáticas. No ano passado, realizou uma série de pinturas com 25 obras, que incluíram artes no Cine-Theatro Central. Na época, o pintor contou como seria feito o mais novo trabalho.

“Escolhemos o Central como sendo o início dessa sequência criativa que representa uma homenagem à cidade onde nasci”, disse .

Carlos Bracher, foto de arquivo

Ateliê Bracher/Divulgação

Cerimônia

Com a presença do governador Romeu Zema (Novo), além da entrega da honraria pelo Estado, a solenidade marca também o lançamento, pelos Correios, de um selo comemorativo e de um carimbo do 1º dia de circulação em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont.

De acordo com o Estado, os selos foram criados pelo artista Cordeiro de Sá e celebram a vida do pai da aviação. O carimbo alusivo à data será apresentado com a emissão postal e estará disponível na agência dos Correios da cidade durante todo o mês e, em seguida, seguirá para o Museu Nacional dos serviços postais e telegráficos, em Brasília (DF).

A lista completa dos agraciados pode ser acessada aqui.

🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

LEIA TAMBÉM:

150 ANOS: Réplica de avião e até cartas: Museu Casa de Cabangu abriga acervo de Santos Dumont

TECNOLOGIA: Nova lei para ampliar a cobertura 5G é aprovada em Juiz de Fora

ESPORTE: Jogos do Brasil na Copa do Mundo feminina mudam expediente na Prefeitura de Juiz de Fora; confira

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO