Cervejaria Carlsberg finaliza acordo de licenciamento com filial controlada pelo Kremlin
A cervejaria dinamarquesa Carlsberg anunciou nesta terça-feira (03) que rescindiu o acordo de licenciamento com a sua subsidiária russa, apreendida pelo Kremlin depois das indústrias decidirem abandonar o mercado russo no início da ofensiva na Ucrânia.
Em meados de julho, 98,56% das ações da cervejaria russa Baltika, pertencente à Carlsberg, foram colocadas "temporariamente" sob o controle do Estado russo.
"Informamos a Baltika Breweries que rescindimos os acordos de licenciamento que permitia que a Baltika produzisse, comercializasse e vendesse todos os produtos do grupo Carlsberg, incluindo marcas internacionais e regionais", comunicou o grupo dinamarquês, que adquiriu a Baltika em 2000.
Até 1º de abril, as reservas existentes podiam ser utilizadas pela Baltika, disse a Carlsberg, que encontrou alguém para assumir as suas atividades na Rússia um mês antes do governo russo confiscar seus bens.
Desde a ofensiva da Rússia na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, e das primeiras sanções econômicas decretadas pelos ocidentais, muitas multinacionais deixaram a Rússia e outras suspenderam suas atividades nos setores petrolífero, automobilístico ou de luxo.
FONTE: Estado de Minas