Cidade mineira pode registrar 5ºC com chegada de massa de ar frio

17 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Conhecida por bater recordes de baixa temperatura, a cidade de Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, pode ter um dos dias mais frios do ano nesta semana. Com a chegada de uma massa de ar frio no estado, a previsão é de que a temperatura mínima no município chegue a 5ºC nesta sexta-feira (21/4), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A partir de quarta-feira (19/4), a temperatura, que já costuma ser baixa na cidade margeada pela Serra da Mantiqueira, começa a despencar. Nesse dia é esperado mínima de 14ºC. Já na quinta-feira, os termômetros devem marcar 9ºC.

Na última terça-feira (11/4), Monte Verde registrou a menor temperatura do Brasil em 2023. Durante a madrugada, os termômetros alcançaram a marca de 8,8ºC, de acordo com dados do Inmet.

O município de Maria da Fé, também no Sul de Minas, deve seguir o exemplo de Monte Verde e registrar mínima de 6ºC no Dia de Tiradentes.

O Inmet, no entanto, não confirma a previsão de geada para o Sul de Minas. "Ainda não é muito certo. Apesar de intensa, essa frente fria não vai durar muito. Vai ser uma passagem rápida, que deve durar só até sexta-feira", explica Anete Fernandes, meteorologista do Inmet.

Leia: Massa de ar frio mais forte do ano chega a Minas nesta semana

Frio em Minas Gerais

O frio será mais ameno em Belo Horizonte e no Triângulo Mineira. Na quinta-feira (20/4) é esperado mínima de 18ºC e máxima de 27ºC na capital mineira. Já na sexta, a temperatura mínima cai para 15ºC, e a máxima persiste nos 27ºC.

Já em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, a previsão é que a mínima tenha uma queda de 8 graus, no intervalo entre quarta e o feriado, com mínima na casa dos 11ºC na sexta-feira.

As baixas temperaturas não vão atingir o Norte de Minas. Nessa região, a semana será de calor, com máxima acima de 36ºC. "O Norte vai apresentar uma queda na máxima, mas por conta do aumento das nuvens. A frente fria irá chegar nessa região do estado", aponta a meteorologista do Inmet.


FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO