Com comunicação digital e transparente, Poços de Caldas já economizou R$ 3 mi
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Diário Oficial Eletrônico gera menos burocracia, mais agilidade e economia anual de R$ 700 mil; Cidade oferece ainda canais como eOuve e Descomplica Poços para ajudar o cidadão Regulamentado em 2018, o Diário Oficial Eletrônico implantado pela Prefeitura de Poços de Caldas já gerou uma economia de cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos
Crédito: Divulgação O novo sistema de comunicação adotado pela Prefeitura de Poços de Caldas trouxe mais transparência, agilidade e acesso à informações pela população. Além do Diário Oficial Eletrônico, que desde 2018 já gerou uma economia de cerca de R$ 3 milhões aos cofres municipais, a cidade dispõe ainda de canais como o eOuve e o Descomplica Poços, que ampliam o acesso dos moradores aos serviços da administração pública. No caso do Diário, responsável pela publicação de atos públicos, legislações, prestações de contas, comunicados e demais informações de interesse da população, o município reduziu os trâmites burocráticos e administrativos de publicação. A ação também provocou uma redução substancial nas despesas com impressão e papel, gerando economia de recursos financeiros e ambientais - o gasto médio anual de veiculação antes era de R$ 700 mil. O objetivo foi modernizar a divulgação de atos públicos, sem deixar de lado as questões econômicas, morais e de agilidade na informação. O sistema permite aos cidadãos acompanharem e buscarem digitalmente as atividades governativas, como a destinação dos recursos públicos. Tudo disponibilizado on-line, de forma 100% digital. “O sistema do Diário Oficial Eletrônico estabelece um elo de confiança entre Prefeitura e moradores, renovando a imagem da administração pública junto aos cidadãos”, destaca o secretário municipal de Comunicação, Antonio Donizette Albino. Ouvidoria on-line O eOuve é outro destaque da busca por eficiência na gestão municipal e no respeito pelo cidadão. Trata-se de um órgão municipal de ouvidoria pública atuante por meio de um sistema on-line em defesa do consumidor. Já foram realizados pelo canal mais de 12 mil consultas preliminares desde maio de 2019. Com esses números, Poços de Caldas já ocupa a sétima colocação no Estado de Minas Gerais em número de atendimentos. Para que o processo possa ser realizado 100% de forma online, via eOuve, é preciso que o cidadão conclua seu cadastro no site e abra um chamado com todos os dados solicitados. A queixa deve ser descrita de forma resumida em um formulário, pelo site do eOuve, e enviada junto com os dados pessoais do reclamante e da empresa reclamada junto com os documentos pertinentes do caso. Descomplica Poços Por meio da Secretaria de Comunicação Social, a Prefeitura lançou ainda o “Descomplica Poços”, site que facilita o acesso a serviços municipais fornecidos pela internet. A ferramenta oferece menus criados de forma intuitiva e dinâmica para proporcionar ao cidadão uma navegação ágil e simples. Conta ainda com acesso a informações de transparência. O Descomplica traz acessibilidade a mais de 250 itens. Qualquer dado referente à prefeitura pode ser consultado através do site, bem como a realização de inúmeros trâmites na área de serviços. É possível, por exemplo, consultar a disponibilidade de vagas em escolas, acessar o Diário Oficial do Município, emitir notas fiscais e 2ª via de documentos, entre outros. O site cumpre todos os requisitos previstos nas leis de Acesso à Informação, Decreto Estadual e Decretos Municipais. Serviço Prefeitura Municipal de Poços de Caldas E-ouve Poços de Caldas: eouve.com.br Descomplica Poços: descomplica.pocosdecaldas.mg.gov.br Diário Oficial Eletrônico de Poços Site: pocosdecaldas.mg.gov.br Instagram: @prefeituradepocos Facebook: @prefeituradepocosdecaldas Youtube: @PrefeituradePocosdeCaldasMGFONTE: G1 Globo