Com quase 30 anos de criação, Festa Alemã não será realizada no Bairro Borboleta em 2023

06 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Motivo da mudança é a interdição da Rua José Lourenço, que já dura mais de 1 ano. Evento ocorre entre os dias 6 e 17 de setembro, no estacionamento do Shopping Jardim Norte, em Juiz de Fora. Festa Alemã Juiz de Fora, foto de arquivo

Associação Alemã Juiz de Fora/Divulgação

Após quase 30 anos sendo realizada no Bairro Borboleta, em Juiz de Fora, a 29ª edição da “Deutsches Fest”, a tradicional Festa Alemã, será realizada no estacionamento do Shopping Jardim Norte.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O evento ocorre nos dias 6 a 17 de setembro. A programação completa ainda não divulgada.

O motivo da mudança é a interdição da Rua José Lourenço, que já dura mais de 1 ano, devido a problemas estruturais da via.

"Decisão difícil, mas necessária. Desejamos que a Prefeitura consiga executar as obras da Rua José Lourenço (Schuchter) para 2024 retornámos com o evento para o seu lugar de origem", afirmou o organizador da festa Salcio Del Duca.

🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

Novo local em 2023

Shopping Jardim Norte em Juiz de Fora, foto de arquivo

Shopping Jardim Norte/Divulgação

Segundo Salcio, a escolha do espaço do Shopping Jardim Norte também é por uma razão histórica. A área onde funciona o centro comercial pertencia ao antigo Curtume Krambeck, dentro da Villagen (Vila operária da Colônia Alemã), também conhecida como “Colônia de Baixo”.

“Vamos realizar um evento com muita tradição, gastronomia, danças folclóricas, músicas típicas e oferecer aos visitantes uma linda experiência com nossa cultura alemã, presente em Juiz de Fora e em Minas Gerais há 165 anos”, completou.

Interdição

Rua José Lourenço está interditada há mais de 1 ano em Juiz de Fora

Carol Delgado/g1

No dia 21 de agosto de 2021, a Rua José Lourenço foi interditada por tempo indeterminado em Juiz de Fora. Os problemas ocorrem desde 2001, com registro de diversas ocorrências de deslizamentos ao longo dos anos.

De acordo com a Defesa Civil, a decisão ocorreu após várias vistorias no local e devido às chuvas.

Em alguns pontos da via, a altura da encosta varia de 18 a 20 metros e o risco registrado pelo órgão é classificado como R4 — muito alto, além de grande probabilidade de novos escorregamentos. Conforme o órgão, os imóveis não correm risco.

Devido à interdição, alterações de trânsito foram necessárias. Atualmente, os motoristas utilizam rotas alternativas, como passagem pela Rua Engenheiro Gentil Forn, por exemplo. Além disso, a linha 514, que atende ao Bairro Borboleta, também passou por modificação.

Reabertura

No mês passado, a Prefeitura de Juiz de Fora divulgou o edital de licitação para contratação de empresas interessadas em realizar as obras de contenção da via.

Ganhará a empresa que apresentar a proposta com o menor preço. O orçamento divulgado foi de R$ 5.441.435,59.

Após o resultado, a contratada terá o prazo de 10 dias úteis para dar início aos serviços, com término de 8 meses para finalização.

LEIA TAMBÉM:

EDUCAÇÃO: Concurso público para professores será retomado em Juiz de Fora; acordo foi anunciado pela Prefeitura

TRANSPORTE: Tarifas de táxi terão aumento de 23% em Juiz de Fora, após seis anos sem reajustes

POLÍCIA: 400 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos na BR-040, em Santos Dumont

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO