Como construir uma boa estratégia para a hora da prova

21 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Confira dicas para tornar a dinâmica do exame mais favorável Organização e estratégia são fundamentais para fazer uma boa avaliação

Reprodução Internet

Saber o conteúdo programático de cada módulo é o principal ponto de partida para uma boa prova. Mas saber organizar a dinâmica da prova e ter atenção aos detalhes para minimizar a perda de pontos são ótimas ferramentas para um bom resultado. Sendo assim, observe alguns tópicos importantes:

• Conferir o material: Antes mesmo do dia da prova, é possível tornar o processo mais confortável. Conferir o que irá precisar e deixar tudo pronto com antecedência te fará ter menos preocupação no momento da prova. Separe documento de identidade original com foto, caneta esferográfica azul ou preta de corpo transparente, garrafa d’água transparente e sem rótulo, e caso opte por levar lanche, escolha alimentos leves, sem embalagens barulhentas e que tenham fácil manejo.

• Ter conforto: Desde a antecedência para chegar ao locar de prova até a roupa escolhida para vestir neste dia. O que puder fazer para minimizar desconfortos, faça. Se alimente bem para uma boa disposição, escolha roupas leves e se programe para sair cedo de casa.

• Administrar bem o tempo: As provas do PISM tem duração de 4 horas, saber usar bem este tempo será fundamental para um bom rendimento. Para isso, entenda o formato da prova (número de questões, distribuição de conteúdo), refaça provas antigas, exercite o formato do módulo que irá realizar e entenda qual a sua melhor desenvoltura. Teste seu próprio tempo para resolver questões objetivas e discursivas, entenda quais as suas facilidades e dificuldades e trace qual a melhor dinâmica.

• Interpretação de texto: Conseguir entender com facilidade os enunciados será um grande trunfo ao fazer a prova. Exercite a leitura e mantenha o foco para não se confundir com os questionamentos.

• Boa caligrafia: As questões discursivas tem espaço determinado para resposta e uma boa caligrafia te fará aproveitar melhor a superfície. Além, é claro, de garantir melhor compreensão na hora da correção da prova. Se a caligrafia for para você um ponto negativo, exercite, procure escrever bastante e aprimorar a letra.

• Atentar-se ao preenchimento do gabarito: O momento de transcrição das respostas das questões objetivas para o gabarito é de extrema importância, portanto: atenção! Cuidado para não preencher questões em duplicidade. Se organize e tenha foco total neste momento.

• Lembrar-se do cabeçalho: A identificação da prova é parte fundamental dela. Preencha as informações com cuidado, de maneira atenta, correta e legível.

• Seguir as regras do edital: Lembre-se dos tópicos do edital. Seguir fielmente as regras evita desconfortos futuros. Relembre as regras e as cumpra no momento de realização das provas.

Curtiu as dicas? Entender bem sobre a dinâmica da prova e conhecer seu próprio desempenho trará maior segurança na hora do exame. Estude a melhor forma de fazer a sua prova! Mais informações sobre ao PISM e revisionais de preparação você confere nas redes sociais de quem mais aprova no PISM há 20 anos, o Colégio CAVE.


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO