Conheça a cidade do interior de MG que tem menos da metade das casas ocupadas

09 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Segundo dados do Censo 2022, 13% das residências de Chácara estão vazias, enquanto outras 39% são consideradas de uso ocasional. Veja o levantamento completo. Município de Chácara

Prefeitura de Chácara/Divulgação

O município de Chácara, localizado na Zona da Mata mineira, tem apenas 47% dos imóveis ocupados. A informação é do Censo 2022, divulgado no último dia 28 de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que mais da metade dos imóveis da cidade não têm moradores fixos.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

De acordo com dados apurados pela TV Integração, 13% das casas estão vazias, enquanto outras 39% são consideradas de uso ocasional, ou seja, nem sempre estão em uso. É o caso de quem compra um imóvel para passar férias ou finais de semana, por exemplo.

Atualmente, são mais de 2.500 domicílios na cidade, quase mil residências a mais desde o último levantamento, realizado há 12 anos.

O que explica a cidade ter mais casas, mas poucos moradores?

Segundo o geógrafo Reinaldo Onofre dos Santos, a situação identificada em Chácara é influência da procura de uma parcela da população por moradias mais afastadas dos grandes centros, impulsionada pela pandemia de Covid-19.

“Nas cidades médias e nas capitais tivemos uma atração de população, principalmente vulnerável, que teve a situação de vulnerabilidade muito mais acentuada devido à queda de emprego, consumo e etc. Por outro lado, houve difusão de população de classe média alta e alta que buscaram condomínios fechados”, explicou.

Ainda conforme o especialista, o movimento de saída também tem relação com o fato de determinados grupos ocupacionais terem a possibilidade de exercer o trabalho remoto.

🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

Cenário em MG

Em todo estado, a média de domicílios ocupados é de 78,8%. Foram mais de 2 milhões de moradias criadas de 2010 até 2022, totalizando, atualmente, mais de 9 milhões de residências recenseadas.

Domicílios em 2022: 9.574.412

Domicílios em 2010: 7.191.482

LEIA TAMBÉM:

PAÍS: Brasil tem 203 milhões de habitantes, 4,7 milhões a menos que estimativa do IBGE

REGIÃO: Sete das 10 maiores cidades da Zona da Mata e Vertentes registraram aumento da população nos últimos anos

CENSO 2022: Confira a população atualizada dos municípios da Zona da Mata e Vertentes

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo