Conselheiros tutelares serão escolhidos por eleitores no dia 1º de outubro no Sul de MG; saiba quem pode votar

30 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Com salários de até R$ 3 mil, algumas cidades da região têm até 5 vagas disponíveis. Pela primeira vez escolha de conselheiros tutelares vai ser feita com urnas eletrônicas. Escolha de conselheiros tutelares vai ser feita com urnas eletrônicas pela primeira vez

A campanha para conselheiros tutelares começou no Sul de Minas. Pela primeira vez, a escolha dos representantes vai ser feita com urnas eletrônicas e ao mesmo tempo em todo o país. A eleição acontece em 1º de outubro.

📲 Participe da nossa comunidade e receba no WhatsApp notícias do Sul de MG

Mesmo não sendo obrigatório, qualquer eleitor pode votar. Segundo Ana Maria de Carvalho, presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, a condição é ter emitido o título de eleitor antes de maio de 2023.

“Muitas pessoas desconhecem que a sociedade tem um papel fundamental na escolha dos candidatos, acham que é concursado ou são cargos nomeados, e não são. [Os conselheiros tutelares] são pessoas que estão ali para garantir e zelar pelo direito da criança e do adolescente no nosso município”, afirma.

Conselheiros tutelares serão escolhidos por eleitores no dia 1º de outubro no Sul de MG; saiba quem pode votar

Getty Images, via BBC

Vagas no Sul de Minas

Em Poços de Caldas, são 34 candidatos concorrendo a 10 vagas. Na cidade, são dois conselhos: o Sul/Oeste com 18 candidatos e o Centro/Leste com 16 candidatos. Os cinco mais votados de cada um são empossados e os demais ficam como suplentes.

Em Pouso Alegre, 15 pessoas se candidataram para serem conselheiras tutelares. São 5 vagas disponíveis na cidade.

Já em Varginha, foram 48 inscritos no processo de candidatura para preencherem 5 vagas abertas para o Conselho Tutelar do município.

Eleição unificada

No dia 1º de outubro, a população vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares. Os eleitos vão ter o mandato de janeiro de 2024 até janeiro de 2028.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.

Essas pessoas podem ser indicadas por escolas e instituições da cidade, bem como órgão de segurança por já trabalharem com crianças ou terem experiências com isso.

Conforme Ana Maria, a campanha segue até 29 de setembro e existem algumas regras para os candidatos seguirem durante a divulgação da eleição.

“Eles podem usar redes sociais, WhatsApp, outros meios de comunicação. Mas também não podem entrevista, outdoor, ir em templos religiosos. É mesmo uma campanha voltada para a comunidade em que eles já desenvolvem o trabalho”, completa.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO