Costa Rica eleva alerta por atividade de vulcão
A Costa Rica elevou nesta segunda-feira (5) o nível de alerta pela atividade do vulcão Rincón de la Vieja, devido a um "processo eruptivo em andamento", após diversas erupções freáticas ocorridas em maio.
O vulcão passou do nível amarelo, de advertência (2 de 4), para o laranja, de precaução (3 de 4), após diversas erupções contínuas há semanas.
O vulcão Rincón de la Vieja é o mais ativo da Costa Rica e fica na região de Guanacaste, a cerca de 270 km de San José. O novo nível de alerta corresponde a uma alteração dos eventos eruptivos, que totalizaram 58 no mês passado, e consiste na possibilidade de explosões ou erupções, emissões de cinzas ou lava, fluxos piroclásticos "de pouca extensão" e um "aumento substancial" de manifestações sísmicas, entre outros, segundo o Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori), da Universidade Nacional (UNA).
O vulcão Rincón de la Vieja é um maciço de 1.895 metros de altura localizado na Cordilheira Central da Costa Rica, que atravessa o centro do país de norte a sul e está localizado no Parque Nacional de mesmo nome. Não há populações próximas que possam ser afetadas neste momento.
De qualquer forma, há uma semana a Comissão Nacional de Emergências (CNE) ativou o nível de alerta verde, informativo (1 de 4), para as populações mais próximas do maciço, a fim de ativar os comitês comunitários de emergência e manter um fluxo de comunicação constante entre populações, autoridades e cientistas.
O Rincón de la Vieja se encontra atualmente "em um pico de atividade", informou a CNE, em meio a uma fase eruptiva que começou em novembro de 2022.
FONTE: Estado de Minas