Criança que estava internada em São João del-Rei é transferida para BH

27 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Uma criança de oito anos que estava internada na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, precisou ser transferida para o Hospital Belo Horizonte nessa quinta-feira (26/10). De acordo com a assessora de vigilância em saúde do município, Michelle Caroline do Nascimento, o motivo da transferência não foi informado pela Santa Casa.
Ainda conforme Michelle, os sintomas apresentados pela paciente eram dor abdominal, febre, cefaleia e uma crise de hipertensão. A mãe da criança disse que o filho está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e, por estar acompanhando o paciente, não foi possível dar mais detalhes da situação.
Quanto à relação com a bactéria Streptococcus A, a mãe disse que  ela e os médicos ainda não sabem se existe a possibilidade de o menino estar infectado. Em São João del-Rei, no último mês, três crianças morreram apresentando os sintomas da bactéria, que são febre, amigdalite e infecção de pele.
Na cidade, as aulas nas escolas da rede municipal de ensino estão fechadas até o dia 5 de novembro. Na região, mais cinco colégios estão com as aulas suspensas. Eles ficam nas cidades de Conceição da Barra de Minas, Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Ritápolis e Felício dos Santos.
Já na rede estadual, a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde é manter o funcionamento normal das escolas, já que, na visão do órgão, “não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população”.

Resposta às reivindicações da população

Nessa semana, a gerente de epidemiologia de São João del-Rei, Sandra Veríssimo, informou que a cidade já havia providenciado a compra de 3.750 testes rápidos para detectar a bactéria Streptococcus A. Nesta sexta (27/10), a assessora de vigilância em saúde informou que um motorista foi até a capital para buscar os testes.
De acordo com Michelle, a testagem terá início assim que o material chegar. A princípio, os testes serão feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO