Defesa Civil estadual vai enviar galões de água para auxiliar no abastecimento em Barbacena

15 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Há quatro dias, cidade está 80% do abastecimento interrompido depois que combustível teria atingido afluente do Rio das Mortes. Empresa responsável pelo caminhão que se acidentou diz que laudo não indica contaminação na água. Afluente do Rio das Mortes, em Barbacena, foi impactado após acidente na BR-040

Robson Panzera/TV Integração

A Defesa Civil de Minas Gerais vai enviar galões de água e copos de água mineral para auxiliar a população de Barbacena, que chegou ao quarto dia de desabastecimento nesta segunda-feira (15).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A expectativa é de que sejam recebidos 360 galões de 5 litros e outras 339 caixas de copos de água mineral de 200 ml na terça-feira (16). Ainda conforme informações da Defesa Civil estadual, um caminhão-pipa da pasta estadual também deve ser enviado ao município.

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (15), a Prefeitura atualizou as informações. Até a normalização do serviço, caminhões-pipa têm abastecido hospitais, asilos, prédios de forças de segurança e outros pontos considerados prioritários.

Conforme o diretor do Serviço de Água e Saneamento (SAS) Daniel Salgarello, cerca de 80% do fornecimento continua paralisado no município. Outros 20% da captação é feita no Córrego Pinheiro Grosso, local onde não houve impacto.

Coletiva de imprensa para discutir situação do abastecimento foi realizada na tarde desta segunda-feira (15)

Reprodução/Youtube

Ainda durante a coletiva, a Prefeitura informou uma obteve uma nova liminar que obriga a RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda, responsável pelo veículo acidentado, a enviar outros 40 caminhões-pipa ao município. A TV Integração fez contato com a empresa, que disse não ter tomado conhecimento da decisão.

Mais cedo, uma outra liminar determinou que a empresa custeie todos os gastos para a realização das análises da água, bem como uma multa diária no valor de R$ 140 mil para cada dia de descumprimento.

Laudo não teria apontado contaminação

Na tarde desta segunda, pouco depois do encerramento da coletiva, a RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda divulgou um laudo técnico que comprovaria que a qualidade da água não teria sido prejudicada.

“Desde o dia do acidente foram colhidas amostras de água do Rio das Mortes, próximo ao local do acidente e, como se observa no laudo em anexo, não foi detectada a presença de óleos e graxas no referido curso d´água”.

A TV Integração fez contato com a Prefeitura, que não retornou até a publicação desta reportagem para comentar a divulgação do laudo.

A nota da empresa também alega que as medidas adotadas pelo Executivo municipal, suspendendo o fornecimento de água seriam apressadas e em desacordo com as autoridades ambientais que atuavam na ocorrência.

Ainda conforme a RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda, o motorista que conduzia a carreta segue em observação no Hospital Regional de Barbacena, com uma queimadura no braço esquerdo. Ele não corre risco de morte.

Solicitações

A Prefeitura reforçou que pessoas com vulnerabilidade clínica, como acamadas, ostomizadas, em tratamento quimioterápico, entre outros, podem solicitar atendimento na fila de prioridade.

O telefone exclusivo para o atendimento prioritário é (32) 98817-2277. O SAS tem ainda os contatos (32) 3339-6800, 195 e o Whatsapp (32) 8867-2119.

Aulas interrompidas

Devido à situação, alguns serviços da Prefeitura internos foram interrompidos. As aulas em alguns colégios da rede municipal também foram suspensas:

E. M. José Felipe Sad

E. M. Inês Piacesi

E. M. Lia Salgad

E. M. Professora Yayá Moreira

E. M. Padre Sinfrônio de Castro

E. M. Sebastião Francisco do Vale

E. M. Lionns

O g1 entrou em contato com a Secretária de Educação de Minas Gerais para saber como será o funcionamento nas instituições estaduais, mas não houve retorno até a publicação deste texto.

LEIA TAMBÉM:

CULTURA: Aos 74 anos, Maria Alcina ganha filme documentário sobre a vida dela: 'Eu não sabia e não lembrava que tinha feito tanta coisa'

POLÍTICA: Lei sobre distribuição de 'Cordão de Girassol' para identificar pessoas com deficiências ocultas não é cumprida em Juiz de Fora

VIOLÊNCIA: Homem é morto a tiros por dupla em lanchonete em Juiz de Fora; VEJA VÍDEO

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO