Deputado russo recorre de condenação por ouvir Putin com macarrão nas orelhas

13 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um deputado comunista russo, condenado na Rússia a pagar uma multa por ter ouvido um discurso do presidente Vladimir Putin com macarrão pendurado em suas orelhas, deve ser julgado este mês em apelação.

A expressão russa "pendurar macarrão nas orelhas" significa explicar mentiras.

Mikhail Abdalkin, representante da Assembleia Regional de Samara (Volga), publicou um vídeo em 21 de fevereiro, no qual é visto com grandes macarrões pendurados nas orelhas, enquanto ouvia um discurso do presidente russo.

Condenado em março a pagar uma multa de 150.000 rublos (US$ 1.800, R$ 9.224) por "desacreditar" o Exército e as autoridades, Abdalkin anunciou nas redes sociais na quarta-feira que seu recurso será analisado em 27 de abril.

Em sua opinião, sua condenação foi "ilegal e teve motivos políticos".

O político publicou o vídeo pelo qual foi condenado. É visto balançando a cabeça, com macarrão nas orelhas, enquanto Putin fala de "séculos de colonialismo, ditames e hegemonia" da Otan e dos Estados Unidos, retórica que costuma usar para justificar seu ataque à Ucrânia.

Abdalkin publicou seu vídeo no YouTube, Facebook e VKontakte, com um comentário: "Apoio totalmente, concordo totalmente. Ótimo discurso".

O vídeo provocou indignação do partido pró-Kremlin Rússia Unida, cujo deputado Alexander Khinshtein pediu ao Partido Comunista russo que "coloque o político rebelde em seu lugar".

Mas vários de seus colegas de partido defenderam-no.

O artigo de lei, pelo qual foi condenado, pune com multa o ato de desacreditar as autoridades, ou o Exército russo, texto introduzido logo após a ofensiva russa contra a Ucrânia. Em caso de recorrência, pode ir para a prisão.

GOOGLE

Meta


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO