Dezenas de mortos em ataque aéreo atribuído à junta militar em Mianmar
Dezenas de pessoas morreram nesta terça-feira (11) em um ataque aéreo na região central de Mianmar atribuído ao exército birmanês, informaram a imprensa local e uma testemunha ouvida pela AFP.
O serviço birmanês da BBC, The Irrawaddy e Radio Free Asia informaram ataques aéreos contra o vilarejo de Pazi Gyi, no distrito de Kantbalu, norte de Mandalay, com pelo menos 50 mortes.
Mas o balanço de vítimas fatais pode superar 100, de acordo com o paramédico de um grupo rebelde, que destacou a presença de mulheres e crianças entre as vítimas.
Os vídeos supostamente filmados no local - cuja autenticidade não foi possível comprovar - mostram corpos em um terreno devastado, no qual restava apenas a estrutura de um prédio destruído pela explosão.
No momento do ataque, dezenas de pessoas estavam no local para a inauguração de uma unidade das forças de defesa locais.
Mianmar é cenário de um conflito violento entre a junta militar e seus opositores desde o golpe de Estado de 1º de fevereiro de 2021, que derrubou a governante civil Aung San Suu Kyi.
FONTE: Estado de Minas