Distrito de Ouro Preto faz festa de congado e fortalece tradição

03 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Dia de festa no histórico distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto, na Região Central de Minas. Na manhã deste domingo (3/09), a comunidade reuniu 15 guardas de congado, marujada e moçambique para a celebração em louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, revivendo uma tradição que ocorre desde a década de 1950.
Com seus sons ritmados, os grupos saíram em cortejo pelas ruas de Miguel Burnier em direção à Capela do Sagrado Coração de Jesus, onde houve missa. À frente, estava o capitão Antônio Xisto, de 88 anos, o mais velho de Ouro Preto.

“Está uma maravilha, não está?", perguntou Antônio Xisto, com alegria. Ele disse que “enquanto vida tiver”, vai fazer a festa, conforme prometeu a “Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia”, durante um período em que esteve hospitalizado, após sofrer um acidente na ferrovia.

Presente à festa, a historiadora, pesquisadora, reinadeira e congadeira de Ouro Preto, Sidinéia Santos, destacou a “resistência e resiliência” em Miguel Burnier, que consegue se estruturar e reunir vários grupos, no período pós-pandemia, ao contrário de muitas outras localidades.

Leia: Fiéis lembram 80 anos da morte do Padre Eustáquio, que viveu em BH“Isso mostra a força de Antônio Xisto, nosso mais velho capitão, reverenciado por todos de nossa cidade”, afirmou Sidinéia. Para ela, o reinado é essencial para a existência das festas negras em Ouro Preto, mantendo a cultura e cada vez mais viva a tradição.

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO