Dom Pedro II no Bairro Mariano Procópio, cidade coberta de gelo e o memorável sequestro na Rua das Margaridas: veja fotos e vídeos de momentos históricos da cidade

31 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

O g1 selecionou sete fatos históricos para em comemoração ao aniversário de 173 anos do município. Registro de Revert Henry Klumb da Família Imperial em visita à Quinta de Mariano Procópio em 1861

Museu Mariano Procópio/Divulgação

Nesses 173 anos de história, Juiz de Fora não parou em nenhum momento e teve casos felizes, tristes e curiosos. Muitos registrados em fotos ou vídeos que rapidamente despertam lembranças em quem vê.

Mas, se você ainda nem sonhava em ser um juiz-forano ou mesmo morar na principal cidade da Zona Mata, essa reportagem muito provavelmente também irá despertar algum tipo de sentimento em você.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Maternidade ganha nome do primeiro bebê nascido no local

Hospital Maternidade Therezinha de Jesus no prédio na Avenida Quinze de Novembro, atual Avenida Getúlio Vargas, em Juiz de Fora

IBGE/Divulgação

A primeira sede do então Hospital e Maternidade funcionava em um prédio na Avenida Quinze de Novembro, atual Avenida Getúlio Vargas. A entidade foi fundada em 1º de dezembro de 1926 e inaugurada em 1º de janeiro de 1927.

Ainda sem uma denominação específica, foi em 8 de janeiro do mesmo ano que isso mudou, a partir do primeiro nascimento registrado no local. Foi a bebê Therezinha de Jesus, nascida às 19h, que marcou para sempre a história de um dos hospitais mais importantes da cidade.

O parto foi feito pelo médico José Dirceu de Andrade, um dos fundadores do hospital ao lado de Navantino Alves e Renato de Andrade Santos.

Incêndio destrói o Edifício Clube Juiz de Fora

Edifício Clube Juiz de Fora durante incêndio em 1950

Maurício Resgatando o Passado/Reprodução

Um incêndio atingiu o Edifício Clube Juiz de Fora durante a madrugada de 21 de fevereiro de 1950, após um baile de carnaval.

O prédio tinha três andares desde que foi inaugurado em 1918 na esquina da Rua Halfeld com a Avenida Barão do Rio Branco. Não foram registradas mortes, mas ficou marcado na história da cidade o incidente.

Dom Pedro II e a família real visitaram Juiz de Fora

A Família Imperial do Brasil visitou a Quinta de Mariano Procópio em 1861. Dom Pedro II veio com a imperatriz Teresa Cristina mais os filhos, e todos ficaram em torno de cinco dias hospedados na chácara, onde hoje está localizado o Quartel do Exército. O motivo da viagem foi a inauguração da Estrada União Indústria.

"Uma festa como nunca antes vista em Juiz de Fora. Banda, fogos, visitas e um banquete para 300 convidados. Tudo foi relatado em jornais da época", relatou Antônio Carlos Duarte em entrevista ao g1 em 2018, quando era diretor-superintendente da instituição.

Enquanto esteve aqui, o imperador passou bastante tempo com o amigo Mariano Procópio e ainda visitou outras figuras influentes da cidade e alguns locais como a Câmara, o Palacete Santa Mafalda e a Santa Casa.

Velório do ex-presidente Itamar Franco

Velório do ex-presidente Itamar Franco em Juiz de Fora

O corpo do ex-presidente da República Itamar Franco foi velado na Câmara de Juiz de Fora na manhã do dia 4 de julho de 2011. O caixão foi levado por um carro do Corpo de Bombeiros até o Aeroporto da Serrinha, de onde partiu para Belo Horizonte para um segundo velório.

Itamar Franco morreu aos 81 anos no dia 2 de julho, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda.

Participaram do velório familiares, amigos e personalidades políticas. A população também acompanhou a cerimônia, mas do lado de fora, onde fizeram homenagens.

Chuva de granizo deixou a cidade toda branca

Chuva de granizo atingiu Juiz de Fora em 5 de setembro de 1985

Uma forte chuva de granizo em 5 de setembro de 1985 deixou brancas as ruas de Juiz de Fora. Muitos descrevem como uma tempestade de gelo jamais vista na cidade.

A população, apesar do susto, e que não foi pouco, se maravilhou com o momento inusitado onde 'nevou' na cidade. Teve até quem fez guerrinhas com bola de gelo e também 'bonecos de neve'.

Sequestro na Rua das Margaridas

Carro forte capturado por criminosos em 1990, em Juiz de Fora

TV Integração/Reprodução

Um dos sequestro mais longos da história de Minas Gerais chamou a atenção de todo o Brasil e da imprensa em 24 de agosto de 1990. Cinco presos renderam policiais militares e fugiram da Penitenciária Nelson Hungria em Contagem em um carro-forte até Juiz de Fora. Um policial foi morto e o carro abandonado.

O bando invadiu um sítio na Rua das Margaridas, no Bairro Novo Horizonte, e fizeram reféns mais sete pessoas. Aos poucos eles foram libertados e ficou apenas o coronel da PM, Edgar Soares. toda a imprensa brasileira noticiou o sequestro durante 12 dias.

Reveja o sequestro mais longo de Minas Gerais em 1990

Trem 'Xangai'

'Memória MGTV' relembra a viagem do 'Xangai' em Juiz de Fora

O Trem Urbano de Juiz de Fora, também conhecido como 'Xangai', foi criado em 1923 e conectava a cidade ao município vizinho de Matias Barbosa. Durante o percurso de mais de 36 km, eram sete estações e cinco paradas, pela Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em 31 de dezembro de 1997, depois de diversos problemas, entre eles atrasos em concessões, levaram o trem a ser desativado.

LEIA MAIS MATÉRIAS ESPECIAIS DE ANIVERSÁRIO:

Lamaçal, Pito Aceso, Muçungê, Botanagua e até Rua do Sapo: entenda as mudanças de nomes de bairros e vias de Juiz de Fora

(Re) descobrindo Juiz de Fora: a crônica de uma repórter ao lado do tio pelo Centro da cidade

Jardim Botânico é eleito o local preferido de Juiz de Fora pelos leitores do g1

'Pipoca do Trenzinho': com 75 anos de história em duas gerações, pipoqueiro já prepara filho para manter tradição no Parque Halfeld

Juiz de Fora comemora 173 anos e monumento do centenário completa mais um ano de abandono

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO