Empresa de moda íntima traz o bordado manual como destaque de sua nova coleção
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A coleção da empresa de Monte Belo é inspirada na pintora mexicana Frida Khalo
Crédito: Divulgação Tecidos cada vez mais tecnológicos, biodegradáveis, respiráveis... a moda íntima tem se rendido a tudo o que a tecnologia pode proporcionar de experiência de conforto, bem-estar e diversas funcionalidades que surpreendem, encantam e conquistam o consumidor cada vez mais exigente. Uma empresa de Monte Belo, que hoje já vem se consolidando como mais um polo de lingerie no Sul de Minas Gerais, decidiu fazer o caminho contrário e trouxe, como grande estrela e destaque de sua nova coleção primavera-verão, o cada dia mais raro bordado manual.Crédito: Divulgação
Em primeiro lugar é preciso contar que a Angelical Moda Íntima buscou inspiração na pintora mexicana Frida Khalo para desenvolver sua nova coleção. Uma mulher completamente fora de todos os padrões estéticos de beleza, mas que por sua força e talento se transformou em um ícone de cultura que quebrou e quebra paradigmas; atravessou fronteiras e, de forma inusitada e quase inacreditável, se transformou em um ícone fashion. E tem inspirado estilistas e grandes marcas mundo afora a criarem coleções que retratam seu estilo, suas cores, sua visão de mundo, sua ousadia e, especialmente, seu incentivo às mulheres para serem quem elas são e explorarem seus potenciais e suas belezas fora de padrões, e conquistarem tudo o que quiserem. O ÍCONE FRIDA KHALO Não tem como errar. Vemos a silhueta daquelas sobrancelhas emolduradas por um coque decorados com flores, e sabemos se tratar dela. Camisetas, bolsas, todos os tipos de acessórios, pôsteres, ímãs de geladeira e mais uma infinidade de produtos...não importa o que, como, onde...Frida Khalo é hoje um ícone em todos os cantos do planeta. Pela sua atitude diante da adversidade, pelo seu compromisso ideológico, pela sua transgressão às convenções...Frida sabia ser única. Uma das maiores inspirações para a escolha da Frida como ícone da nova coleção é justamente seu posicionamento diante dos padrões estéticos da sua época. Ela jamais acreditou que suas imperfeições, tudo o que a desviava do paradigma de beleza, não só não a impediam de ser desejada, como também faziam parte de seus encantos.Crédito: Divulgação
Ela se empoderou de tal maneira que seu estilo se tornou tão marcante que foi capa da revista Vogue em 1937. Após sua estada em Paris para preparar a exposição Mexique, em 1939, a estilista Elsa Schiaparelli criou o vestido Madame Riviera em sua homenagem. Desde então, muitas outras revistas e designers de moda se inspiraram em Frida Khalo. Até hoje sua imagem tem aparecido em muitas publicações ao redor do mundo, e grandes nomes da moda, como Givenchy, Jean Paul Gaultier e Valentino já criaram coleções homenageando a artista mexicana. O BORDADO COMO ESTRELA DA COLEÇÃO Frida foi uma grande artista que deixou um vasto legado na cultura mundial. Através da arte ela se expressava, através da arte ela conquistou o seu espaço. Através da arte ela marcou a história. Através da arte ela valorizou e divulgou a cultura mexicana de forma absolutamente autoral, traduzindo suas raízes, sua gente, seus costumes, suas cores e tradições. E em uma coleção inspirada nessa grande artista, a Angelical quis reproduzir o processo criativo da Frida e dar visibilidade a uma arte quase em extinção, mas que representa de forma emblemática uma tradição cultural da nossa região: o bordado manual.Crédito: Divulgação
Segundo Sueli Urbano, proprietária da Angelical, a ideia foi homenagear e valorizar essa arte que está cada vez mais rara: “Eu sou uma apaixonada pelo trabalho manual, e quando criamos a nova coleção achei que seria uma ótima oportunidade para darmos visibilidade a essas grandes artistas que merecem todo reconhecimento. E uma coleção inspirada na Frida era perfeita para essa homenagem.” As chamadas peças conceito da coleção foram bordadas à mão por uma bordadeira local e representam a comunhão da arte representativa do México com a arte representativa de Minas Gerais. Como resultado, peças exclusivas, únicas, bordadas uma a uma, exatamente como se faziam nos tempos das famosas bordadeiras mineiras. Moda, cultura e arte representadas na Coleção Vila la Vida. A COLEÇÃO VIVA LA VIDA O tema da coleção é o título de uma das obras mais famosas da Frida: Viva la Vida. Apesar da saúde deteriorada da artista, o título desta obra é um tributo à vida. As frutas e a forma como foram pintadas transmitem entusiasmo por conta da cor vermelha vibrante nas melancias e da frase que a artista escreveu oito dias antes de morrer. E a coleção é exatamente isso: um tributo à vida, à alegria, às mulheres que são poderosas e têm orgulho de serem quem são e que não se preocupam se estão ou não dentro de padrões estéticos, e que confiam em sua beleza singular e única. Uma coleção inspirada em Frida só pode ser vibrante, explorando a potência das cores em referência às potencialidades que todas as mulheres trazem dentro de si e merecem ser exploradas e mostradas ao mundo, sem medo e sem vergonha. Flores, frutas e texturas compõem o conceito visual dessa campanha potente e colorida e vibrante e alto-astral. Também compõem esse conceito um mix de imagens em fotos e desenhos, sempre remetendo à obra e ao talento de Frida. Mais do que uma homenagem à Frida Khalo, a Angelical, nessa nova coleção, traz uma homenagem às suas clientes que são mulheres que, como a Frida, escolheram viver a vida com coragem e alegria, independente de padrões estéticos ou comportamentais. Mulheres que conquistam seus sonhos, mulheres que em seus universos particulares também são ícones, também são inspiração, também são valentes, também transformam suas imperfeições em força. E acima de tudo, a nova coleção é um fundamental lembrete de que a vida está aí para ser vivida com alegria e plenitude. Viva la vida! Criação da campanha – Dual Criações Produção de Moda e Criação de Peças Conceito - Thiago Castro Bordados – Dona Chiquita Atelier Fotos - Dirceu Teodoro Vídeo – èvero studiosFONTE: G1 Globo