Enem 2023: Na torcida, mães são ponto de apoio e calmaria para filhas antes da prova em MG: ‘Vamos na fé’

12 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Mais de 2 mil candidatos fazem o exame neste domingo em Varginha (MG). Prova de exatas e altas temperaturas. A combinação entre os dois fatores deixou muitos estudantes nervosos no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (2). A prova traz questões de Ciências da Natureza e Matemática. Neste momento, o apoio da família é importante para driblar os desafios do nervosismo.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Este é o caso da Maria Eduarda, que realiza o exame pelo primeiro ano, mas que por sorte, conta com o suporte da mãe, Marilda Vitoriano.

“Eu estudei bastante nesse período antes das provas, mas estou bem nervosa hoje com o segundo dia do Enem. E acho que o fato de estar muito quente hoje pode até trabalhar por causa do suor, de ficar muito nervosa para escrever”, disse a candidata.

Na torcida pelos filhos, mães marcam presença no Enem em Varginha

Anna Gabrielle de Freitas

Um conflito comum nessa fase da vida é com relação a qual profissão seguir. Muitas vezes a família quer que os estudante busque uma carreira de prestígio, que siga os passos do pai ou da mãe, ou que garanta ganhos financeiros altos. Porém, é necessário dialogar para saber qual o desejo dos filhos e apoiá-los, para que não se frustrem no futuro.

E algumas atitudes simples podem fazer muita diferença para que os filhos se sintam mais confiantes para enfrentar esse desafio. Trocar a pressão por resultados pelo estímulo, respeitar os horários e escolhas são algumas delas.

Por isso, para tranquilizar a filha, Marilda Vitoriano acompanhou Maria Eduarda até o local de provas. A mãe acredita que o apoio emocional é imprescindível em momentos como este. E apesar de ainda não ter escolhido o curso, Marilda está confiante no desempenho da filha.

“A gente vem apoiando para ela tomar a melhor decisão possível. Para nós, é importante dar apoio para o que ela quiser e decidir", relatou Marilda Vitoriano.

Já Letícia Gonçalves Oliveira, escolheu um dos cursos mais concorridos na área da Saúde, a medicina. A mãe da jovem reconhece que o curso possui notas altas de corte, mas fez questão de acompanhar Letícia e acolher a filha em um abraço, ressaltando o apoio.

Na torcida pelos filhos, mães marcam presença no Enem em Varginha

Anna Gabrielle de Freitas

“A gente está torcendo, né? Ela se preparou muito, é muito dedicada. A gente sabe que a nota é muito alta, é muito concorrido, mas vamos na fé. Ela está preparada, e se Deus quiser, vai dar certo”.

Provas no Sul de Minas

Segundo o Inep, mais de 16 mil estudantes vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio nas maiores cidades do Sul de Minas. Confira:

Poços de Caldas: 3.051

Pouso Alegre: 3.252

Varginha: 2.813

Passos: 2.940

Lavras: 4.420

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO