Entenda como deve funcionar a administração do lote de rodovias Varginha/Furnas

13 set 2023
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Empresa, que já havia vencido primeiro leilão de rodovias do Sul de Minas no ano passado, vai explorar um total de 432,8 quilômetros de trechos de seis vias pelos próximos 30 anos. Entenda como vai funcionar administração do lote de rodovias Varginha/Furnas

Após a assinatura do contrato do Lote 3 - Varginha/Furnas, do Programa de Concessões Rodoviárias, a empresa ‘Consórcio Infraestrutura MG’ passa a explorar mais de 400 quilômetros de estradas no Sul de Minas. A partir da nova administração, mudanças devem acontecer nas rodovias, como por exemplo, a cobrança de taxa de pedágio por R$13,17.

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A assinatura do contrato é o pontapé inicial para as atividades da concessão que devem acontecer em dezembro, após O chamado período de "eficácia" – prazo estipulado pelo Governo para que a concessão seja concretizada – que dura 90 dias. Durante o período de eficácia, a manutenção da via continua a cargo do governo.

De acordo com o Governo de Minas, a empresa irá explorar 432,8 km de estrada entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações, contemplando 22 municípios do Sul de Minas. A empresa venceu o leilão com uma proposta de valor de pedágio de R$ 13,17966. Ela vai explorar os trechos de seis rodovias do Sul de Minas pelos próximos 30 anos.

Lote Varginha-Furnas

Governo de Minas

Durante a assinatura do contrato de concessão, o governo também anunciou que as rodovias que fazem parte dos lotes 1 e 2, que já estão sob administração, terão a cobertura do sinal 4G em uma parceria com a TIM.

O consultor de trânsito, Paulo Magno Resende, explica que o primeiro passo da concessionária pode ser "passar um pente fino nas rodovias" para depois, sim, executar o serviço de duplicação, acostamentos e recomposição de drenagem.

"As rodovias estão em precárias condições, é muito tempo que não tem manutenção. E, um mês sem manutenção, já traz prejuízo para rodovia. É necessário, nós já passamos seis anos [sem manutenção]. Então, o primeiro 'start' já foi dado".

"Esse período agora que a empresa vai ter, vai ser de instalação das bases, trazer os maquinários, o pessoal técnico, para que o serviço propriamente dito se inicie. Mas aí já vai ter o serviço de topografia, de sondagem, de laboratório, para verificar as qualidades de materiais e do próprio serviço aqui na rodovia", explica.

Conforme o consultor, na Ponte da Palmela, entre Varginha e Três Corações, é um dos pontos onde já há mudanças urgentes que podem ser feitas. Ele explica que no local há problema de drenagem da água, e que com início do período chuvoso, pode ser uma questão ainda maior.

"Acumula água na pista e pode provocar aí a aquaplanagem, e além de danificar mais ainda o movimento", completa.

Quanto a questão de precificação da tarifa de pedágio, ponto bastante questionado por muitos usuários das rodovias, o consultor comenta que o valor já "vem embutido com o edital", mas é analisado desde o tráfego na estrada até o período de concessão.

"Você tem um valor mínimo e um máximo, que esse é o trabalho que o governo faz em uma pesquisa de volume de tráfego no estado, e ele coloca esse edital com esse valor mínimo e o máximo. Quem ganha, ganha com a menor oferta. Infelizmente, só foi uma [empresa participante], então ela estipulou esse valor de R$ 13,17 para o veículo que transitar por aqui. Se tivéssemos tido outras empresas concorrendo, talvez esse valor fosse menor", explica.

Projeto de concessão do lote 3

O projeto de concessão inclui a duplicação de trecho de aproximadamente oito quilômetros da MGC-491, entre Varginha e Três Corações, a implantação de cerca de 30 quilômetros de faixas adicionais e de 236 quilômetros de acostamentos, além da execução de diversos dispositivos nas interseções rodoviárias.

Confira abaixo os trechos de rodovias que fazem parte do edital de concessão:

MG-167 - Entre Santana da Vargem e Varginha

BR-265 - Entre Lavras e Boa Esperança

LMG-863 - Em Boa Esperança

CMG-491 - Entre São Sebastião do Paraíso e Guaxupé e entre Muzambinho e Três Corações

BR-146 - Entre Guaxupé e Muzambinho

CMG-369 - Entre Boa Esperança e Alfenas

A expectativa é que a concessão possa movimentar R$ 2,6 bilhões de reais em receitas durante o prazo de concessão. A empresa vencedora da licitação terá que fazer investimentos obrigatórios de R$ 269 milhões durante o prazo de concessão.

Equipe do BNDES, que participou da estruturação do processo de concessão, durante leilão do Lote 3 Varginha/Furnas

Reprodução / B3

O edital também prevê a instalação de seis praças de pedágio nas seguintes rodovias:

BR-265 - Nepomuceno

BR-265 - Boa Esperança

BR-146 - Muzambinho

CMG-491 - Monte Santo de Minas

CMG-491 - Alfenas

CMG-491 - Três Corações

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FONTE: G1 Globo


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