Estados Unidos e Holanda se classificam para as oitavas da Copa feminina

01 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Atual campeão, os Estados Unidos se classificaram para as oitavas de final da Copa do Mundo feminina com um empate em 0 a 0 com Portugal nesta terça-feira (1), em Auckland, deixando a primeira posição do Grupo E com a Holanda.

As holandesas atropelaram o Vietnã por 7 a 0 em Dunedin, enquanto as americanas quase foram eliminadas pelas portuguesas, que por pouco não saíram com a vitória em uma finalização nos acréscimos que parou na trave.

Os Estados Unidos tiveram que se conformar com o segundo empate na fase de grupos para terminarem com a segunda colocação da chave e enfrentarem nas oitavas o vencedor do Grupo G, cujo favorito é a Suécia.

O rendimento do time americano na fase de grupos, em particular no jogo contra Portugal, sugere que a classificação para as quartas de final não será fácil.

A seleção dos Estados Unidos nunca tinha terminado a primeira fase de um Mundial feminino com apenas uma vitória.

Nesta edição, as americanas venceram apenas o Vietnã (3 a 0), e empataram com Holanda (1 a 1) e Portugal.

Há quatro anos, na Copa da França, os Estados Unidos venceram os três jogos da fase de grupo, marcando 18 gols e sem ter sua defesa vazada.

Além disso, o país nunca foi eliminado antes das semifinais.

Por sua vez, Portugal, que precisava da vitória para avançar no grupo, jogou como se não tivesse essa pressão e teve chances de marcar em finalizações de Andreia Norton e Jessica Silva.

As portuguesas, que vinham de vitória sobre o Vietnã por 2 a 0, tiveram mais posse de bola e mais intensidade que as americanas na partida.

O técnico dos Estados Unidos, Vlatko Andonovski, colocou em campo a veterana Megan Rapinoe no lugar da jovem atacante Sophia Smith no segundo tempo, mas o time continuou sem criar oportunidades.

"O mais importante era fazer o trabalho", declarou Andonovski depois da partida.

"Esta é uma equipe relativamente nova que não está junta há muito tempo", explicou. "Quanto mais tempo passarem juntas, mais chances terão de avançar".

A liderança do Grupo E terminou com a Holanda, que passou pela primeira fase com duas vitórias e o empate com os Estados Unidos.

Nesta terça-feira, as holandesas atropelaram o frágil time do Vietnã com a maior goleada da Copa até aqui: 7 a 0.

Esmee Brugts e Jill Roord marcaram duas vezes cada uma na goleada, que superou os 6 a 0 da Alemanha sobre o Marrocos pelo Grupo H.

Os outros gols ficaram por conta de Lieke Martens, Katja Snoeijs e Danielle van de Donk.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO