EUA autoriza venda de equipamento para aviões de combate de Taiwan

23 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (23), ter autorizado a venda de equipamentos de detecção para os aviões de combate de Taiwan, ameaçada de invasão pela China.

O Departamento de Estado americano notificou o acordo ao Congresso pelo valor de 500 milhões de dólares (2,4 bilhões de reais) para a venda de sistemas de detecção por infravermelho para os F-16, com o objetivo de que Taiwan possa "manter uma capacidade de defesa confiável".

Esta venda de material militar permitirá à ilha "enfrentar as ameaças atuais e futuras" com uma melhor capacidade para "defender seu espaço aéreo, garantir a segurança da região e aumentar a interoperacionalidade com os Estados Unidos", segundo o comunicado.

Os sistemas, fabricados pela americana Lockhead Martin, melhoram a capacidade dos aviões de detectar ameaças aéreas.

Os Estados Unidos vendem armamento para Taiwan há muito tempo, enquanto diplomaticamente reconhece apenas a China, que considera a ilha parte de seu território e não descarta recuperá-la algum dia, não descartando, inclusive, a possibilidade de uso da força.

No sábado, Pequim organizou manobras militares em torno de Taiwan como uma "advertência severa", segundo a imprensa estatal, após uma viagem do vice-presidente taiwanês, Lai Ching-te, aos Estados Unidos.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO