Ex-ferroviário reconstrói história sobre minitrilhos
O amor pela profissão que herdou do pai o move a se debruçar no projeto. “Fui incentivado pelos meus amigos e familiares. Eu já colecionava miniaturas, então, tomei coragem de colocar a ideia em prática. Outro fator que colaborou foi o lado financeiro – antes era mais difícil”, conta Vidal, que lembra do trabalho que desempenhou por um quarto de século. “Como supervisor mecânico, eu precisava estar sempre atento à manutenção, pois dali dependia a segurança da locomotiva”, explica.
O destaque do trabalho do ferroviário é a estação de Conselheiro Lafaiete, local das melhores lembranças dele, inaugurada oficialmente em 1884, com a linha que ligava a cidade a Carandaí, a cerca de 40km de distância, no Campo das Vertentes.
Além da maquete do terminal de Lafaiete, há uma reprodução da fábrica de Cimentos Tupi localizada em Carandaí, e os vagões que carregam minério de ferro – os preferidos do ajudante de Vidal, o neto Théo, de 3 anos. “São 42 vagões, e ele adora, É o primeiro lugar que ele quer olhar quando chega aqui", declara o avô, orgulhoso.
FONTE: Estado de Minas