Explosão em plataforma de gás deixa dois mortos no Golfo do México
Dois trabalhadores morreram e um desapareceu em uma explosão seguida de incêndio ocorrida nesta sexta-feira em uma plataforma de produção de gás no Golfo do México, informou o diretor da petroleira estatal Pemex Octavio Romero, em vídeo publicado na internet.
O incidente ocorreu de madrugada, em uma instalação da Pemex na costa dos estados de Campeche e Tabasco, em uma área conhecida como Estreito do Campeche. Segundo Romero, as vítimas eram funcionários de uma empresa que prestava serviço no local.
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, havia dito antes, em entrevista coletiva, que também foram relatados "desaparecidos", sem especificar seu número.
No total, 328 pessoas trabalhavam no local, das quais 321 haviam sido retiradas de manhã, com o apoio de sete embarcações, informou a Pemex. López Obrador disse que bombeiros da petroleira e pessoal da Marinha participavam da operação.
Uma imagem apresentada pelo presidente e vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma coluna de fumaça e chamas na plataforma.
Vários acidentes foram registrados nos últimos anos em instalações da Pemex, em alguns casos com vítimas fatais.
Em 24 de fevereiro, cerca de dez trabalhadores sofreram queimaduras em dois incêndios ocorridos em instalações de Veracruz (sudeste).
A infraestrutura da estatal de petróleo também foi afetada por ladrões de combustível. No evento mais grave, em janeiro de 2019, o incêndio e a posterior explosão de um oleoduto saqueado deixaram 137 mortos na cidade de Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo.
FONTE: Estado de Minas