Feriado no Parque do Palácio: exposições, ioga e oficina de bolha de sabão

07 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Exposições, brunch, ioga, reike, oficina de bolha de sabão… Se preferiu ficar em BH durante o feriado prolongado da Semana Santa, você poderá curtir muitas atrações de lazer no Parque do Palácio (rua Djalma Guimarães, 161, Palácio das Mangabeiras,  Portaria 2), no Mangabeiras, Região Centro-Sul, durante o feriado de Páscoa. Vale até não fazer nada, apenas esticar uma canga na grama e descansar tendo a Serra do Curral como cenário. 
O Parque do Palácio é destino de contemplação e descanso, mas também conta com intensa programação gastronômica e cultural: é uma casa de campo em plena cidade, distribuída em 42 mil m² de área e pensada para todos.
É permitido entrar com animais domésticos na coleira. 

Confira as atrações para o fim de semana

Ioga
Neste sábado, 8/4, tem aula gratuita de ioga com a professora Paola Barbosa. Um momento para relaxar, praticar o autoconhecimento e se conectar com a natureza. A aula será das 9h30 às 10h30 e tem 30 vagas. A professora pede para cada um levar seu tapetinho, água e uma doação para o abrigo @amigosdoamanhabh. Itens de doação: sabão em pó, papel higiênico, sacos de lixo e sacos para alimentos. Para participar faça a inscrição gratuita na aula neste link. Vagas são limitadas.
Exposição Jomar Bragança
Já o arquiteto e fotógrafo Jomar Bragança apresenta um olhar especial sobre as edificações projetadas por Oscar Niemeyer na capital. São ângulos inéditos e surpreendentes que abrem uma nova visão para o que faz parte do nosso cotidiano. No Mirante, sábado e domingo, das 9h às 18h.
Exposição Porfírio Valladares 
Na mostra “(i) móveis” de Porfírio Valladares, o arquiteto e designer faz uma analogia entre as gavetas, as moradias urbanas e a vida nas grandes cidades. São obras inspiradas no Art Déco, Neoclassicismo, Modernismo, entre outros movimentos. A mostra está no Salão principal, sábado e domingo das 9h às 18h.
Brunch
Sábado e domingo, das 9h às 18h, o Parque do Palácio oferece um  brunch aos pés da Serra do Curral promovido pelo Café Magrí. Com curadoria de produtos sustentáveis, sem conservantes e de pequenos produtores da região, o menu é sazonal e  oferece os melhores cafés da temporada.
Oficina de bolhas
As manhãs de domingo são para Oficina de Bolhas de sabão. O encontro ocorre sempre das 10h às 12h. (*Exceto dias de chuva). 
A oficina contempla crianças e adultos de todas as idades. 

 

Sobre o Parque do Palácio

O Parque do Palácio está localizado no Palácio das Mangabeiras, antiga residência do governador do estado, projeto atribuído a Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, ainda não implementado (um dos projetos em andamento).
O parque permite diversas possibilidades. "Além do atrativo histórico, a natureza abundante é propícia ao lazer, à contemplação e às interações, tudo isso de forma segura", destaca João Grillo, gestor do espaço. "O Parque do Palácio também foi pensado para receber e promover eventos culturais e de negócios", completa.
Alí é possível encontrar café e espaços ao ar livre para piquenique, loja com produtos gastronômicos das comunidades vizinhas e arte popular. 

Leia também:  Moradores de rua de BH ganham almoço em ato solidário na Sexta-Feira Santa

Uma programação cultural que contempla todas as idades - com atividades infantis e música ao ar livre -, o Parque do Palácio se firma como destino para belo-horizontinos e turistas que visitam a cidade: "No segundo andar do Palácio existe um espaço dedicado à Associação do Corpo Consular de Belo Horizonte, abrigando e fomentando eventos dos cônsules", conta João Grillo.

Vale ainda ressaltar que o projeto não é financiado pelo Estado e está sob a gestão da empresa Grifa e Malab Produções, por meio de acordo de parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

História

O Palácio das Mangabeiras foi construído entre os anos 1951 e 1955 para ser a residência oficial dos governadores de Minas Gerais. Em 2022,  foi  transformado em um espaço aberto à população e deu origem a um centro cultural, integrado à natureza, voltado para a promoção do lazer e da cultura, em local com grande relevância histórica e cultural para Minas Gerais. 

Serviço

Horários do Parque: quarta a sexta das 10h às 18h; sábado e domingo das 9h às 18h.Endereço: rua Djalma Guimarães, 161 Palácio das Mangabeiras Portaria 2 - Mangabeiras, Belo Horizonte Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). Entrada franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso sympla

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO