Flórida admite que organizou voos de migrantes para Califórnia

06 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As autoridades da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, confirmaram, nesta terça-feira (6), à AFP que organizaram os dois voos que levaram migrantes da fronteira sul do país, no Texas, até Sacramento, na Califórnia, na semana passada e na segunda-feira.

A Divisão de Gestão de Emergências da Flórida afirmou em comunicado que os dois grupos de migrantes embarcaram nesses voos de forma "voluntária" e que a empresa contratada para o transporte os deixou sob os cuidados da ONG Catholic Charities.

A agência da Flórida também enviou um vídeo no qual várias pessoas são vistas lendo documentos com uma caneta na mão, sorrindo para a câmera ou dizendo que foram bem tratadas.

No entanto, segundo a PICO California, um grupo dedicado a ajudar migrantes, eles concordaram em voar atraídos por ofertas de emprego.

Ron DeSantis, governador da Flórida e candidato à nomeação republicana para as eleições presidenciais de 2024, tem promovido há meses uma política rigorosa contra a imigração ilegal e culpa o presidente democrata, Joe Biden, por negligenciar a fronteira com o México.

Em fevereiro, ele aprovou uma lei que autoriza seu governo a transferir imigrantes em situação irregular para outro estado, mesmo que eles vivam fora da Flórida.

Mais de uma dezena de cidadãos da Colômbia e da Venezuela desembarcaram em Sacramento na sexta-feira, segundo a imprensa americana.

O segundo grupo, composto por cerca de 20 pessoas, a maioria venezuelanas, chegou três dias depois, de acordo com o The New York Times.

Sua chegada indignou o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom: "@RonDeSantis homem patético e insignificante, acusações de sequestro?", tuitou na segunda-feira.

A Divisão de Gestão de Emergências da Flórida respondeu nesta terça-feira.

"Para os prefeitos esquerdistas de El Paso (Texas) e Denver (Colorado), a realocação daqueles que cruzam ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos não é algo novo. Mas, de repente, quando a Flórida envia estrangeiros ilegais para uma cidade santuário, isso se torna detenção ilegal e sequestro", escreveu em seu comunicado.

Não é a primeira vez que as autoridades da Flórida transportam migrantes indocumentados da fronteira para um reduto democrata. Em setembro, enviaram 48 migrantes do Texas para a ilha de Martha's Vineyard, um local de férias muito apreciado pela alta sociedade americana, localizado no leste do país.

Segundo o Miami Herald, naquela ocasião, os imigrantes foram atraídos para os voos com falsas promessas de trabalho e oportunidades.

THE NEW YORK TIMES COMPANY


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO