Gata brasileira que tem 29 anos pode ser uma das mais velhas do mundo

25 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Esmeralda foi adotada em 1994, após ser abandonada na casa da família Correa, de Barbacena (MG). Pelo tamanho e troca das dentições, veterinária estimou que ela já tinha 1 ano de idade. Para o Guinness, a gata britânica Flossie de 27 anos é a mais idosa do planeta. Conheça Esmeralda a gata que tem 29 anos e pode ser uma das mais velhas do mundo

Foi no susto que a família Correa, de Barbacena, em Minas Gerais, se atentou que a gatinha de estimação Esmeralda pode ser uma das mais velhas do mundo. No auge dos seus 28 anos e 9 meses, ela já ultrapassa a gatinha britânica Flossie de 27 ano, que é a dona do título para o Guinness World Records.

O susto foi porque, apesar da idade, o espírito aventureiro levou Esmeralda a ficar presa em um bueiro e sumir de casa por dois dias. Após ser resgatada pelos bombeiros, ela virou celebridade na vizinhança e a idade avançada - até então algo normal para a família - ganhou destaque.

“A ocorrência de desaparecimento da Esmeralda foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros. A partir daí, alguns veículos de comunicação nos indagaram sobre ela poder ser a gata mais velha do mundo”, contou Maria Eliza, atual tutora da bichana.

Gata Esmeralda, que tem 29 anos

Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal

Esmeralda foi adotada em 1995

“Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”, relembrou.

Carteira de vacinação da possível gata brasileira mais velha do mundo

Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal

A adoção de Esmeralda pela matriarca da família Correa, Maria da Conceição, aconteceu em 1995, e na primeira carteira de vacinação da gatinha a data de nascimento está registrada como 1º de dezembro de 1994. A veterinária Maria Janete Campos, que a acompanha desde que ganhou o novo lar, explicou como essa data de nascimento foi definida.

"Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos 1 ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994", disse.

Brincalhona e fã de cafuné

Personalidade brincalhona e fã de cafuné, é assim que a tutora descreveu a gata, que segundo ela, se tivesse a idade comparada a de um humano seria uma idosa com mais de 120 anos. Tempo mais do que suficiente para ter visto o nascimento e o crescimento de muitos integrantes da família Correa.

"Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, tem convivência com cachorro e adotou o nosso outro gatinho, conosco há um ano, como filho", disse Maria Eliza.

Há um ano a gata Esmeralda adotou novo integrante da família Correa como filho.

Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal

A idade de Esmeralda já pede a ela um pouco mais de repouso, o que ela adora fazer durante a maior parte do dia. Ainda mais por estar um pouco debilitada, pelo tempo que ficou sem se alimentar, após a fuga para o bueiro. Mas fora essa fugidinha e as suas consequência, Maria Eliza conta que foram poucas as vezes em que Esmeralda precisou de tratamento mais sério no veterinário.

Essa rotina mais calma atualmente é de longe bem distinta daquela do passado, quando Esmeralda adorava subir em árvores e pular pelos móveis da casa. Disposição fruto de uma vida saudável proporcionada pelas vacinas e exames em dia, segundo a veterinária.

🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

"A única coisa que ela tem é uma dermatite nas pálpebras, mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade", disse Maria Janete Campos.

Resgate de Esmeralda após ela ficar presa no bueiro em Barbacena

Corpo de Bombeiros/Divulgação

Mais velha do mundo?

Em 2022, o Guinness World Records reconheceu a gata britânica Flossie como a mais velha do mundo. Flossie nasceu em 1995 e tem 27 anos.

Flossie, contudo, ainda não ultrapassou o recorde do gato que ficou por mais tempo vivo. Este foi batido por Creme Puff, um felino que viveu 38 anos e 3 dias. Nascido no Texas, ele morava com o dono, Jake Perry no Texas, nos Estados Unidos.

Além de Flossie e Creme Puff, ainda existe Rosie, uma felina de 31 anos de Norwich, cidade localizada no leste da Inglaterra. Apesar da dona alegar a idade dela, a mesma não foi inscrita no livro dos recordes.

De acordo com Maria Eliza, a família procurou saber como inscrever a gata brasileira no Guinness World Records, mas faltam recursos para arcar com a taxa de cerca de R$ 4 mil.

"Temos um gasto alto com a saúde do meu idoso, papai da Esmeralda, e agora com o tratamento dela, que ficou desidratada ao ficar dois dias presa, estamos usando vitaminas e ração especial", finalizou.

Gata Esmeralda, ainda pequena

Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal

LEIA TAMBÉM:

Gata de quase 27 anos ganha título de mais velha do mundo pelo Guinness

Gata desafia a ciência: ela tem 31 anos e só foi 2 vezes ao veterinário

Preguiça é 'trunfo' para gato mais velho da Inglaterra

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO