Grande incêndio consome mata em serra do Sul de Minas há três dias

27 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Um incêndio está consumindo a mata na serra do Mirante de São Miguel, em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas. O Corpo de Bombeiros, com a ajuda de brigadistas voluntários, está atuando no local há três dias e o fogo se mostra incontrolável.
 
Nesta quarta-feira (27/9), os Bombeiros percorriam o perímetro da área queimada, combatendo focos remanescentes, quando identificaram dois focos maiores no interior da mata. Trata-se de local de difícil acesso, íngreme e com mata fechada.
 
Com isso, uma equipe com seis Bombeiros Militares se deslocou para o local, com cerca de 15 brigadistas voluntários, alguns deles membros da Brigada 035 de combate a incêndio de Pouso Alegre.
 
 
Na terça-feira (26/9), os Bombeiros estiveram no local do incêndio junto da Defesa Civil e de funcionários de São Sebastião da Bela Vista, Santa Rita do Sapucaí e Heliodora, onde foram realizados 1,3 mil metros de aceiro e combate direto às chamas.

Leia mais: Na cidade mais quente do Brasil, o alívio da fervura vem do São Francisco

 
Segundo os Bombeiros, o incêndio teve início em uma área de pasto que faz limite com a Mata do Paredão. Não há informações de como se iniciou o fogo. A vegetação local é composta, em sua maioria, de mata fechada.
 
De acordo com membros da Brigada 035, é preciso ajuda de mais voluntários, pois o fogo está seguindo para outras localidades, como o Morro das Três Torres. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Instituto Fernando Bonillo, ao qual pertence a Brigada 035.
 
“Vidas estão sendo queimadas ali e parte da serra já se foi, a Serra do Mirante de São Miguel praticamente já foi consumida pelas chamas. Infelizmente, o fogo está indo rumo a outra serra conhecida como Morro das Três Torres. Quem for brigadista e voluntário podem ajudar e somar forças”, escreveram os voluntários em mensagens enviadas pelo WhatsApp.
 
Iago Almeida / Especial ao EM
 

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO