Gravação póstuma de Moraes Moreira integra disco com inéditas canções de Carlos Rennó

14 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Além da música com o artista baiano, o letrista apresenta parcerias com Bem Gil, João Bosco, Jorge Drexler, Marcelo Jeneci, Moreno Veloso e Samuel Rosa. ♪ Em 2017, Carlos Rennó mandou letra para Moraes Moreira (1947 – 2020) e, desse envio, nasceu um samba gravado por Moraes em registro caseiro de voz e violão.

Esse registro foi o ponto de partida para que anos depois, a pedido de Rennó, o filho do artista baiano, Davi Moraes, adicionasse voz, guitarra, baixo e percussão, dando origem a uma gravação póstuma de Moreira Moreira.

Baião para uma baiana em São Caetano é uma das dez músicas que integram o repertório do álbum Muita lindeza – Letras de amor de Carlos Rennó e músicas de parceiros, programado para entrar em rotação amanhã, 15 de dezembro, em edição da gravadora Biscoito Fino.

“Passei a letra para o Moraes e ele, magistralmente, a musicou como se tivesse feito letra e melodia juntas, ao mesmo tempo. Originalmente, a música foi criada para ser um samba já no título, mas achei melhor mudar para baião, um ritmo nordestino. Curiosamente, por um desses paradoxos inerentes à criação de música popular ou da Arte de modo geral, a canção acabou virando espécie de samba à moda e ao estilo de Moraes, a despeito do ‘baião’ do título”, explica Carlos Rennó.

Já previamente lançada em single em outubro, a faixa de Moraes Moreira foi formatada com produção musical de Carlos Savalla, Davi Moraes e Apollo Nove, este também responsável pela mixagem e masterização do álbum. Foi de Apollo Nove a ideia de produzir disco com inéditas canções com letras de Carlos Rennó.

O repertório do álbum Muita lindeza – Letras de amor de Carlos Rennó e músicas de parceiros inclui composições como A rima perfeita (Marcelo Jeneci e Carlos Rennó), A sua vida, Preta, importa pra mim (Moreno Veloso e Carlos Rennó), Declaração (Samuel Rosa, Juliano Rosa e Carlos Rennó), Deus proteja meu filho (Bem Gil e Carlos Rennó), Mundo em expansão (João Bosco e Carlos Rennó), O laço que une eu e você (Paulinho Moska e Carlos Rennó) e Sá (Jorge Drexler e Carlos Rennó).

A faixa-título Muita lindeza é parceria de Rennó com João Gil, tendo sido gravada pelo trio Gilsons com o Cortejo Afro.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO