Greve cancela dezenas de voos no aeroporto de Genebra

30 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cerca de 60 voos foram cancelados nesta sexta-feira (30) no aeroporto internacional de Genebra, o segundo mais movimentado da Suíça, devido a uma greve dos funcionários.

Os voos foram cancelados logo após o início da greve, por volta das 6h00 locais (1h00 no horário de Brasília), de acordo com as autoridades aeroportuárias.

As atividades de decolagem e pouso foram retomadas cerca de quatro horas depois, quando as equipes de pista voltaram ao trabalho - embora os sindicatos tenham votado para manter a greve até sábado.

"O tráfego foi retomado, mas será mais lento do que o normal", disse à AFP o porta-voz do aeroporto de Genebra, Ignace Jeannerat.

Os funcionários do aeroporto convocaram a greve na quinta-feira, depois que a diretoria desta plataforma aeroportuária pública anunciou a aprovação de uma polêmica política salarial para os trabalhadores.

Muitos voos internacionais para a América do Norte e Oriente Médio foram afetados pela greve.

Esta é uma greve histórica, já que é a primeira paralisação feita por funcionários do aeroporto que inclui controladores e a equipe das pistas, segundo uma companhia aérea suíça.

Havia policiais e seguranças na entrada do aeroporto nesta sexta-feira, permitindo apenas a passagem de pessoas com voos mantidos.

Enquanto isso, dezenas de trabalhadores em greve e sindicalistas protestavam do lado de fora da entrada principal do terminal.

Um diretor sindicalista manifestou seu descontentamento por ter chegado a esta situação extrema, num país com poucas greves registradas.

"O aeroporto é uma empresa lucrativa, que se beneficia de um monopólio e que está atacando as condições da equipe", disse o presidente do Sindicato Suíço (USS), Pierre-Yves Maillard.

Cerca de 6,8 milhões de passageiros utilizaram este aeroporto entre janeiro e maio, segundo dados oficiais.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO