Hemodinâmica mais avançada do interior do país já opera no Hospital Vaz Monteiro

24 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Com 14 anos de funcionamento, setor recebe o mais recente lançamento em nível mundial do Sistema GE para procedimentos de hemodinâmica Sala de Hemodinâmica

Crédito: Divulgação

Após 45 dias de interrupção para adequação estrutural, o serviço de hemodinâmica do Hospital Vaz Monteiro retomou suas atividades desde o dia três de agosto.

Iniciado de maneira regular em 2009, o Setor de Hemodinâmica recebeu forte investimento por parte do hospital, em associação a médicos de Lavras, Belo Horizonte e São Paulo, para que pudesse oferecer na região de Lavras e Sul de Minas procedimentos como cateterismos cardíacos, angioplastias arteriais com uso de stents, implantes de dispositivos eletrônicos como marcapassos e cardiodesfibriladores, correções de doenças cardíacas congênitas ou adquiridas.

Sala de Comando da Hemodinâmica

Crédito: Divulgação

Nesses 14 anos de funcionamento ininterrupto, foram realizados mais de 14.000 procedimentos diagnósticos e terapêuticos e atendidas cerca de 12.000 pessoas no Vaz Monteiro, desde pacientes com poucos meses de vida até idosos com mais de 98 anos.

Sistema de avaliação e tratamento avançado de Arritmias Cardíacas

Crédito: Divulgação

A reinauguração oficial do setor ocorreu no dia 11/08, em solenidade realizada na própria instituição, com a presença de autoridades, incluindo prefeitos de diversos municípios da região, órgãos de imprensa, médicos, colaboradores e diretores do hospital.

Descerramento da fita de inauguração. Esquerda para direita: Jaqueline Fráguas, Maurício Alvarenga Junqueira, Frederico Faúla, Dirceu Dias Sobrinho, Marcos Cherem, Eli Pierangeli

Crédito: Divulgação

Kátia Souza - Secretária de Saúde de Itutinga; Jaqueline Fráguas - Administradora do Vaz Monteiro; Rodineli Antônio do Nascimento - Prefeito de Itutinga; Welder Marcelo Pereira - Prefeito de Ribeirão Vermelho; Giulliano Ribeiro Pinto - Prefeito de Ingai; Carlos Alberto Nascimento - Prefeito de Itumirim; Fabiano da Silva Moreti - Prefeito de Ijaci

Crédito: Divulgação

“É uma grande alegria podermos trazer serviços de tamanha importância para Lavras e região, com a aquisição e instalação do GEOPTIMA IGS330+, último lançamento da GE a nível mundial, que conta com os recursos tecnológicos mais avançados em hemodinâmica”, afirmou a administradora Jaqueline Fráguas, que em seu discurso reforçou junto aos gestores municipais presentes o interesse do Vaz Monteiro em conseguir o credenciamento para passar a atender via SUS.

Jaqueline Fráguas

Crédito: Divulgação

Em seu pronunciamento, o presidente do Vaz Monteiro, Frederico Faúla de Souza, destacou “a importância de que Lavras tenha um serviço de cardiologia como esse do Vaz Monteiro, pronto para atender às pessoas quando elas mais precisam, como durante uma urgência ou emergência cardiológica”.

O hemodinamicista responsável, Dr. Dirceu Dias Barbosa Sobrinho, frisou que “sem o apoio de agentes políticos que destinam parte dos recursos para hospitais filantrópicos como o Vaz Monteiro, seria muito difícil qualquer modernização da estrutura de atendimento, por mais eficiente que seja a gestão administrativa”.

Dirceu Dias Barbosa Sobrinho e Frederico Faúla de Souza

Crédito: Divulgação

Finalizando, o diretor clínico e coordenador da cardiologia, Dr. Marcos Cherem, lembrou a importância de que Lavras conte com um serviço de diagnóstico e tratamento avançado como esse, que “funciona 24 horas por dia, quase ininterruptamente ao longo dos anos, estando presente tanto na prevenção e tratamento de diversas patologias, como também para resgate durante eventos trágicos como infartos, acidentes vasculares cerebrais, arritmias cardíacas, tromboses, embolias, entre outros, que necessitam de pronta e rápida intervenção, pois há casos em que o sucesso ou fracasso depende de tempo, geralmente minutos, entre o início dos sintomas e a terapêutica ser instituída”.

Já em pleno funcionamento, a Hemodinâmica do Vaz Monteiro, em apenas 5 dias após a reabertura, realizou mais de 50 procedimentos, entre cateterismos, angioplastias coronarianas, correção de estenose pulmonar congênita, fechamento de comunicações interatriais, trocas valvares percutâneas aórticas (TAVI), ablação de arritmias, implante de cardiodesfibriladores implantáveis (CDI), implantes de marcapassos tradicionais e fisiológicos, implantes de biomonitores. Foram atendidos pacientes com idades entre 1 e 88 anos, sendo que todos evoluíram bem e receberam alta hospitalar.

Ablação de Fibrilação Atrial

Crédito: Divulgação

Ablação de Arritmia Cardíaca

Crédito: Divulgação

Fechamento de Comunicação Interatrial

Crédito: Divulgação

Abertura de Estenose Pulmonar congênita

Crédito: Divulgação

Implante de Prótese Valvar Aórtica (TAVI)

Crédito: Divulgação

Implante de Prótese Valvar Aórtica (TAVI)

Crédito: Divulgação

O Departamento de Cardiologia, Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Hospital Vaz Monteiro conta com a atuação dos seguintes profissionais: Marcos Cherem, João Marcos de Oliveira, Leandro Boueri Ticle, Marcos Saraiva, Ernesto Lippi Neto, Antônio Alceu dos Santos, Heitor Henrique da Silva Júnior, Francine Aparecida Messias, Leandro Furtado Silva, Eduardo Rocha Barouche, Leonardo Figueiredo de Abreu, Ricardo Ferreira da Silva, Carlos Eduardo Bernini Kapins, Cláudio Léo Gelape.

“Continuamos buscando e esperamos conseguir o credenciamento para oferecermos, via SUS, nossos serviços a toda a população” concluiu o Dr Marcos Cherem.

Responsável Técnico – Dr. Ricardo Gama - CRM 20.725


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM