Homem morre de febre maculosa em Manhuaçu

05 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um homem, de 54 anos, morreu vítima de febre maculosa em Manhuaçu, na Zona da Mata. O óbito foi em abril de 2023, mas a infecção só foi confirmada na última quinta-feira (1º/6)

 

Segundo a Prefeitura de Manhuaçu, o homem era morador do Bairro Nossa Senhora Aparecida e tinha comorbidades, como diabetes, hipertensão e cardiopatia. Antes do óbito, ele relatou ter tido contato com áreas com presença de carrapatos, como o bairro Ponte da Aldeia e Bom Pastor, ambas próximas ao rio.

 

Logo depois que a morte foi confirmada, a Vigilância em Saúde do município iniciou investigação e foi confirmada a infecção de febre maculosa.

 

Em nota, a prefeitura de Manhuaçu se solidarizou com a família da vítima.

 

“A Prefeitura de Manhuaçu ainda informa, que a melhor forma de prevenção é evitar ir em locais que possam ter infestação de carrapatos, e que caso não seja possível, fazer uso de repelente, associado ao uso de roupas compridas e claras, além de equipamentos de proteção, como o uso de botas. Outra forma de prevenção é a capina e limpeza de pastos e lotes”.

 

A doença

A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de carrapato-estrela, infectado com bactérias da família Rickettsia. Os sintomas são dor de cabeça, dor no corpo, febres com calafrios e pontinhos avermelhados nas mãos e pés.

 

Leia: IML de BH suspende exames de necrópsia por uma semana

 

O carrapato-estrela pode ser encontrado em animais como bois, cavalos, cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente, na capivara.

 

A febre maculosa tem cura. Ao sentir os primeiros sintomas, como febre alta, dores de cabeça, dor no corpo intensa e cansaço, procure atendimento médico o mais rápido possível. 


FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO