Integrantes de organização criminosa suspeita de extorsão e agiotagem são presos em Juiz de Fora

18 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Há agentes de segurança pública diretamente envolvidos com os crimes. Ação, realizada nesta terça-feira (18), também ocorreu em Anchieta (ES). Operação em Juiz de Fora prende integrantes de organização criminosa ligada à crimes de extorsão e agiotagem

MPMG/Divulgação

Uma organização criminosa responsável por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, agiotagem e extorsão foi alvo de uma operação na manhã desta terça-feira (18) em Juiz de Fora. Há agentes de segurança pública diretamente envolvidos com os crimes.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

De acordo como MPMG, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 24 de busca e apreensão, além de medidas de sequestro e indisponibilidade que ultrapassam R$ 16 milhões.

A ação, realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), também ocorreu em Anchieta (ES).

Entre os alvos da operação estão 10 suspeitos que foram denunciados pelos crimes de agiotagem, extorsão, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

Investigação

A investigação iniciou a partir de representações feitas pela Polícia Militar (PM), uma vez que dentre os alvos estão agentes de segurança pública diretamente envolvidos com os crimes.

Segundo o MPMG, a apuração “demonstra a estreita relação dos denunciados com grandes traficantes de drogas de Juiz de Fora”.

O g1 entrou em contato com a Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) para saber se a pasta gostaria de se manifestar e aguarda retorno.

Como funcionava o esquema?

O dinheiro proveniente do tráfico de drogas era repassado para pessoas jurídicas de fachada;

As pessoas jurídicas de fachada, por sua vez, emprestavam esse dinheiro para clientes/consumidores de menor renda por meio da cobrança de juros abusivos, que chegavam a mais de 20% ao mês;

Quando os clientes atrasavam os pagamentos, eram submetidos a ameaça e violência, nas quais o grupo deixava claro que o dinheiro pertencia ao tráfico de drogas.

Homicídios

Ainda conforme o MPMG, ao longo da investigação ocorreram dois homicídios relacionados direta e indiretamente aos integrantes da organização criminosa.

Participam da operação policiais militares da Corregedoria da Polícia Militar, do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do 9º Batalhão, além de policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais de MG e ES (CORE), policiais rodoviários federais e policiais penais.

A operação contou com apoio dos Gaecos de Pouso Alegre, Varginha, Montes Claros e Ipatinga.

LEIA TAMBÉM:

POLICIAL: Corpo é encontrado dentro de valeta com marcas de agressões em Ewbank da Câmara

VEJA VÍDEO: Brinquedo 'trava' e deixa pessoa presa em parque de diversões em Juiz de Fora

CRIME: DJ é morto após se negar a tocar música em baile funk em MG

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes| em G1 / MG / Zona da MataZona da Mata e Campos das Vertentes| em G1 / MG / Zona da Mata


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO