Jovem de 16 anos morre em decorrência de meningite em MG

13 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Uma jovem de 16 anos morreu em decorrência de uma meningite no último dia 4 de junho, em Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira. A informação sobre o óbito, no entanto, só foi confirmada nesta terça-feira (13/6).
 
De acordo com informações da prefeitura, divulgadas nas redes sociais, todas as pessoas que tiveram contato com a adolescente foram medicadas. O namorado da vítima está internado sem sintomas no Hospital César Leite e aguarda resultado de exames.
 
"A prefeitura de Manhuaçu destaca que a vacina contra meningite está disponível pelo SUS e força a necessidade dos pais zelarem pela vacinação de seus filhos", informou o poder executivo.
 
Esse é o primeiro caso da doença em 2023 no município.
 

Nota completa

 
A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município teve recentemente um óbito por doença meningocócica confirmada. O paciente era do sexo feminino, tinha 16 anos e veio a óbito em 04 de junho de 2023.
 
A Prefeitura de Manhuaçu se solidariza com a família neste momento de dor e roga para que Deus conforte os seus corações.
 
A Prefeitura de Manhuaçu também informa que, após o conhecimento do fato, está procedendo com o protocolo que determina a realização de ações preventivas, tais como: avaliação das pessoas que tiveram contato próximo para definir uso de medicação específica e; realização de análise do cartão de vacina, para a vacinação seletiva de quem ainda não tomou o imunizante contra a meningite nas escolas onde a adolescente estudava.
 
A Prefeitura de Manhuaçu destaca que a vacina contra a meningite está disponível pelo SUS e reforça a necessidade dos pais zelarem pela vacinação de seus filhos, mantendo o cartão de vacina em dia, conforme o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI).
 
A meningite é transmitida por meio de contato próximo, através de secreções, portanto a população deve evitar ambientes fechados e higienizar corretamente as mãos e os alimentos.

FONTE: Estado de Minas